Paris propõe inclusão de break dance na Olimpíada de 2024

Proposta ainda precisa ser validada pelo Comitê Olímpico Internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

B-boy Sos pratica break dance em frente à Torre Eiffel, em Paris
B-boy Sos pratica break dance em frente à Torre Eiffel, em Paris - Lionel Bonaventure - 9.nov.16/AFP
São Paulo | UOL

O Comitê Organizador da Olimpíada de Paris-2024 apresentou hoje a proposta da inclusão do break dance no evento que será realizado daqui cinco anos. A lista com quatro modalidades extras ainda inclui escalada, skate e surf, que já estão confirmados para os Jogos de Tóquio, em 2020.

O break dance, que no Brasil é conhecido popularmente só como break, é uma dança acrobática que cresceu na cultura do hip-hop. A modalidade é anexada à Federação Mundial de Dança Desportiva (WDSF) e já fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputado no último ano em Buenos Aires. 

O presidente do comitê Paris-2024, Tony Estanguet, disse que a escolha se adequa ao desejo de os Jogos "se conectarem com os esportes que atingem todo o mundo para trazer uma dimensão mais urbana e mais artística ao esporte".

A proposta com as quatro modalidades ainda precisa ser validada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) até dezembro de 2020 para ser confirmada no programa olímpico, que atualmente conta com 28 esportes.

Paris-2024 terá maratona aberta ao público no mesmo dia de prova olímpica

Além da proposta de inclusão do break dance no programa olímpico, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 anunciou a realização de uma maratona aberta ao público no mesmo dia da prova olímpica.

De acordo com o comitê, a intenção é permitir que atletas amadores "corram a maratona no mesmo dia, sob as mesmas condições dos atletas olímpicos".

Ainda não foram informados detalhes sobre a novidade, como o número de inscritos, valor e período para a realização da prova. Porém, a tendência é que ela seja disputada após o encerramento da maratona olímpica, no último dia da Olimpíada programada para ser realizada de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

"Na Olimpíada de Paris-2024, os espectadores dos Jogos Olímpicos se transformarão em atores", disse o presidente do comitê Paris-2024, Tony Estanguet.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.