Americana de 15 anos salva match points e vai às oitavas em Wimbledon

Maior surpresa do torneio, Cori Gauff vence de virada e enfrentará Simona Halep

São Paulo

A adolescente americana Cori Gauff, 15, ganhou nesta sexta-feira (5) sua terceira partida seguida na chave principal de Wimbledon e está nas oitavas de final do Grand Slam britânico.

A vitória por 2 sets a 1 (3/6, 7/6 e 7/5) sobre a tenista da Eslovênia Polona Hercog, 28, apresentou ao mundo uma nova característica da jovem, 273ª colocada do ranking mundial: sua capacidade de virar uma partida que parecia perdida.

Nos dois duelos anteriores, ela havia superado a pentacampeã de Wimbledon Venus Williams e a semifinalista de 2017 Magdaléna Rybáriková em sets diretos.

Considerando os três duelos no qualificatório, agora são seis partidas seguidas com vitórias de Coco, apelido da jovem, na grama inglesa.

Nesta sexta, ela reverteu desvantagem de 1 set a 0 e 5 games a 2 contra a eslovena (60ª do ranking) e ainda salvou dois match points antes de triunfar no tiebreak.

Na parcial decisiva, após abrir 4 a 1 e sofrer o empate, a americana voltou a quebrar o saque da rival para fechar em 7 a 5.

Na próxima segunda (8), pelas oitavas de final, a adolescente enfrentará a romena Simona Halep, 27, ex-número 1 do mundo e atualmente sétima colocada do ranking.

Cori Gauff comemora ponto durante jogo contra Hercog em Wimbledon
Cori Gauff comemora ponto durante jogo contra Hercog em Wimbledon - Toby Melville/Reuters

Pela campanha em Wimbledon até agora, Gauff já garante 176 mil libras em premiação (R$ 841 mil) e um lugar próximo do número 140 do ranking.

Pelas regras da WTA (entidade máxima do tênis feminino), ela poderá disputar no máximo dez torneios profissionais com 15 anos. Seu próximo aniversário será em 13 de março de 2020.

Há 15 anos, outra jovem, a russa Maria Sharapova, chamava a atenção ao vencer Wimbledon com 17 anos. Já o recorde de tenista mais nova a ganhar um Grand Slam é da suíça Martina Hingis, campeã do Australian Open de 1997 com 16 anos e 117 dias.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.