Leclerc vence GP da Bélgica e conquista primeira vitória na F-1

Prova teve homenagem para Anthoine Hubert, piloto da F-2 morto no sábado

São Paulo

O piloto Charles Leclerc, 21, conquistou neste domingo (1º) sua primeira vitória na F-1. Após largar na ponta, o piloto da Ferrari manteve a vantagem sobre Lewis Hamilton e venceu o GP da Bélgica. 

Durante a prova de Spa-Francorchamps, Leclerc perdeu a liderança apenas no pit stop —um jogo de equipe com Sebastian Vettel, que o havia passado, o levou de volta à primeira colocação, na metade da prova.

Hamilton foi o segundo colocado, e Valtteri Bottas, também da Mercedes, ficou em terceiro lugar. Com o resultado, Hamilton mantém a liderança do Mundial de pilotos. Leclerc está na quinta colocação.

O piloto da Ferrari Charles Leclerc celebra a vitória entre o segundo colocado, Lewis Hamilton (à esq.), e o terceiro, Valtteri Bottas
O piloto da Ferrari Charles Leclerc celebra a vitória entre o segundo colocado, Lewis Hamilton (à esq.), e o terceiro, Valtteri Bottas - Johanna Geron/Reuters

"Foi uma corrida realmente difícil. A Ferrari estava rápida demais nas retas. Parabéns a Charles pela sua primeira vitória, ele a viu chegando o ano todo, então estou realmente feliz por ele", afirmou Hamilton.

A prova deste domingo foi marcada por homenagens ao piloto Anthoine Hubert, que morreu no sábado (31), também em Spa-Francorchamps, após uma grave acidente em corrida da Fórmula 2.

Antes da largada, o francês foi homenageado no grid em Spa-Francorchamps. A mãe do piloto, Nathalie, recebeu o apoio dos pilotos da F-1. Na saída do carro após vencer o GP, de F-1 Leclerc lembrou de Hubert.

"Por um lado, um sonho que eu tive desde que eu era criança realizado, do outro, um fim de semana muito difícil. Eu cresci com Anthoine, e quero dedicar minha vitória a ele", afirmou.

O piloto da Ferrari correu com uma faixa preta em um dos braços. O GP da Bélgica teve o safety car andando com uma bandeira da França, país de Hubert, um minuto de silêncio dos pilotos antes da corrida e salva de palmas para o piloto na 19ª volta —número que ele usava em seu carro.

O acidente do sábado na Fórmula 2 deixou gravemente feirdo o piloto Juan Manuel Correa, que passou por cirurgia em razão de fraturas nas duas pernas e lesão vertebral.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.