Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Inter empata no Chile em jogo da Libertadores com fogo na arquibancada

Onda de protestos no país reascendeu após torcedor ser morto pela polícia

São Paulo

O Internacional fez sua estreia na Libertadores com um empate em 0 a 0 com a Universidad de Chile, nesta terça (4), em meio a um clima de tensão no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Cadeiras foram atiradas no campo por torcedores e algumas delas incendiadas nas arquibancadas. O jogo chegou a ser paralisado.

A capital chilena voltou a ser palco de manifestações na semana passada, após a morte de um torcedor do Colo-Colo, na terça (28).

Policiais tentam apagar fogo colocado na arquibancada por torcedores chilenos na partida entre Universidad de Chile e Internacional, pela Libertadores
Policiais tentam apagar fogo colocado na arquibancada por torcedores chilenos na partida entre Universidad de Chile e Internacional, pela Libertadores - Edgard Garrido/Reuters

O homem foi atropelado por um caminhão da polícia para transporte de cavalos, nas imediações de um estádio de Santiago. O caso desencadeou uma nova onda de protestos e reascendeu a crise social pela qual o país passa desde outubro do ano passado.

Até o domingo (2), governo e polícia afirmaram ter havido 20 ataques a delegacias na cidade. Três pessoas morreram nos confrontos com a polícia e dezenas foram presas.

A violência fez com que a Conmebol decidisse mudar o horário do jogo entre a equipe brasileira e a chilena, de 19h15 para às 18h (horário de Brasília), com a ideia de que a partida ainda terminasse durante o dia.

O jogo, válido pela ida da segunda fase eliminatória da Libertadores, foi paralisado aos 38 minutos do segundo tempo, quando torcedores chilenos começaram a arremessar cadeiras na pista de atletismo do estádio.

O árbitro conversou com o delegado da partida e decidiu continuar o duelo entre os times. Nem por isso a confusão cessou nas arquibancadas. Parte da torcida da Universidad chegou a atear fogo em algumas cadeiras enquanto a bola rolava.

Com o empate, o Internacional precisa de uma vitória simples na próxima terça-feira (11) para se garantir na outra fase eliminatória do torneio sul-americano, antes de tentar um lugar nos grupos da competição.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.