Descrição de chapéu Futebol Internacional

Bayern recomeça no Alemão com vitória e mantém liderança

Equipe venceu fora da casa e segue como favorita ao seu 8º título consecutivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com estádio cheio ou vazio, o Bayern de Munique continua a vencer na Alemanha. Na sua primeira partida na volta do campeonato nacional, a equipe derrotou neste domingo (17) o Union Berlim por 2 a 0, fora de casa, e manteve a liderança.

Pavard (camisa 5) abraça Alaba na comemoração do seu gol pelo Bayern de Munique
Pavard (camisa 5) abraça Alaba na comemoração do seu gol pelo Bayern de Munique - Hanninal Hanschke/AFP

Os gols foram marcados pelo polonês Lewandowski e pelo francês Pavard. Com o resultado, o Bayern chegou aos 58 pontos e abriu quatro de vantagem sobre o segundo colocado, Borussia Dortmund.

O clube pode chegar neste ano ao seu oitavo título consecutivo.

Em 12o na tabela, o Union jogou sem seu principal jogador: a torcida. Para liberar o retorno do futebol no país após dois meses de paralisação causada pela pandemia da Covid-19, o governo alemão e a liga montaram protocolo com uma série de medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus. Uma delas determina que os jogos sejam disputados sem a presença de torcedores.

As partidas realizadas até agora serviram como alívio para as autoridades do país, porque transcorreram sem incidentes sérios. Chamaram a atenção apenas algumas das comemorações de gols, como as do brasileiro Matheus Cunha, pelo Hertha Berlim, e do francês Thuram, pelo Borussia Monchengladbach. Eles e seus companheiros desrespeitaram as orientações para que as celebrações não tenham abraços.

Thuram chegou a dar beijo no rosto de um companheiro. Pavard também esqueceu do protocolo e abraçou Alaba, seu colega de Bayern.

Na tarde deste sábado (16), a liga esclareceu que nenhum dos atletas sofrerá qualquer punição, porque o distanciamento após os gols é somente uma recomendação.

O mais importante para os cartolas foi mostrar que o campeonato pode ser finalizado com o uso dos procedimentos de segurança. Ainda restam oito rodadas. Se o torneio fosse cancelado, os clubes poderiam ter de pagar multa de 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,3 bilhões) às emissoras de TV por quebra de contrato.

No primeiro jogo deste domingo, o Mainz se recuperou no segundo tempo e empatou com o Colônia por 2 a 2.

A partida foi a primeira do Colônia desde 2008 em que o bode Hennes, mascote do clube, não pôde ser levado ao gramado antes da entrada dos jogadores em campo, como gesto de boa sorte. As regras sanitárias restringiram quem pode entrar nos estádios por causa da pandemia.

O resultado serviu para o Mainz abrir quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.

Nesta segunda (18), no encerramento da rodada, o Werder Bremen recebe o Bayer Leverkusen.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.