Descrição de chapéu Corpo

Quem é Ramon Dino, acriano que pode trazer título inédito para o Brasil no fisiculturismo

Fisiculturista de 28 anos vai participar do Mr. Olympia com objetivo de destronar o campeão Cbum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste fim de semana acontece o Mr Olympia 2023, maior campeonato de fisiculturismo do mundo. No Brasil, a expectativa é alta, com chances de uma vitória inédita para o país. As atletas brasileiras já acumulam alguns troféus —Francielle Mattos é a atual bicampeã da categoria Wellness—, mas os homens ainda não chegaram ao topo. O acreano Ramon Rocha Queiroz pode mudar essa história.

O fisiculturista conhecido como Ramon Dino tem 1,81 m e é um dos favoritos para ganhar a competição na categoria Classic Physique. Essa subdivisão do campeonato foi criada para homenagear a era de ouro do fisiculturismo, quando os atletas apresentavam um físico mais proporcional. Assim, há um limite de peso de acordo com a altura. Para vencer, Ramon deve enfrentar outros fortes concorrentes, com destaque para o canadense Chris Bumstead, o Cbum, atual tetracampeão.

Ramon é um homem branco e musculoso. Ele está em uma academia de musculação e faz pose para a câmera, estufando o peitoral. Ele está sem camisa e veste uma bermuda preta.
Ramon Rocha Queiroz, conhecido como Ramon Dino, é um acreano de 28 anos e 1,81 m, que compete na categoria Classic Physique. - @ramondinopro no Instagram

Ramon nasceu em Rio Branco em 1995 e descreve uma infância marcada pela simplicidade. Em podcasts e vídeos do YouTube, ele conta que seus pais deixavam de comer em alguns momentos, para ele e seus irmãos não passarem fome. Apesar disso, o atleta costuma descrever com alegria seus momentos de infância. Fã de filmes de heróis, desde pequeno se identificava com o Hulk, por ser um personagem musculoso.

Na adolescência, Ramon iniciou na calistenia por ser uma atividade física não muito cara, em que os exercícios usam apenas o peso corporal. Logo ele começou a desenvolver músculos e chamar atenção. Em 2017, aos 22 anos, competiu pela primeira vez no fisiculturismo.

Sem um patrocinador no início, Dino conciliava a rotina de treinos com o trabalho como autônomo. Amigos e parentes também o ajudavam. O atleta contou que não tinha dinheiro para comer a quantidade de proteína necessária para desenvolver seus músculos.

Em 2020, Ramon foi convidado para morar na Mansão Maromba, do influenciador Toguro. Lá, ele e outros jovens criavam conteúdo e contavam com a monetização do YouTube. Com a visibilidade do canal, o atleta conseguiu seus primeiros patrocinadores e alavancou sua carreira.

O fisiculturista esperava crescer os músculos dos braços e das pernas, mas também desenvolveu seu coração. Durante sua estadia na Mansão, conheceu Vitória Viana, sua atual esposa. O casal tem dois filhos: Ravi, de dois anos, e Clara, de seis meses.

O atleta vai para sua terceira participação no Mr Olympia. Em sua estreia em 2021, ele já alcançou o quinto lugar. No ano seguinte, superou competidores veteranos e alçou o segundo lugar —perdeu, justamente, para Cbum. Especialistas do esporte apontaram que o brasileiro apresenta um físico no mesmo nível ou até mesmo superior ao de Bumstead, com destaque para seu antebraço. Porém, a rotina de poses e coreografia no palco são seus pontos fracos e o afastaram do topo.

Para a edição deste ano, Ramon optou pela discrição nas redes sociais e evitou postar fotos de seu corpo. Alguns acreditam que, por baixo das roupas largas, o atleta esconde o físico de um campeão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.