Entenda o que está em jogo na última rodada dos grupos da Libertadores

Cinco brasileiros estão classificados, um está quase e um só briga por Sul-Americana

São Paulo

Os times brasileiros entrarão em campo com diferentes objetivos na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, entre terça (20) e quinta (22).

Classificados, Palmeiras e Santos estão na briga pela melhor campanha da etapa de classificação, que vale o direito de decidir em casa nos confrontos eliminatórios. O Flamengo, o Athletico e o Grêmio também têm vaga assegurada. O Internacional está quase lá.

o São Paulo não tem mais a possibilidade de brigar pelo título. Só resta à equipe do Morumbi lutar pela terceira colocação de sua chave, conseguindo assim um posto na Copa Sul-Americana.

O atacante Vitor Bueno deve ter chance no time do São Paulo, que briga por uma vaga na Copa Sul-Americana - Rubens Chiri - 15.jul.20/saopaulofc.net

Veja o que está em jogo para as sete equipes do país.

Santos x Defensa y Justicia

Terça-feira (20), 19h15, Conmebol TV

O Santos está classificado e com a primeira colocação do Grupo G assegurada. A equipe de Cuca ainda tem chance de ficar com a liderança geral, motivo pelo qual o treinador vai usar seus titulares no confronto com o Defensa y Justicia, na Vila Belmiro.

“Como vou preservar atleta na Libertadores se tenho um grupo enxuto? Não tem como. Vamos jogar. Temos treinado bem no pouco tempo que temos à disposição. É força total. Para nós, pode encaminhar o primeiro ou o segundo lugar da competição”, disse o comandante.

Campeão do torneio em 2013, com o Atlético-MG, Cuca lembra que o time decidiu os mata-matas sempre em casa no caminho para o título. Desta vez, ao menos por enquanto, não há torcida nos estádios, mas o técnico ainda assim acha vantajoso jogar o segundo duelo em seus domínios.

O Santos tem 13 pontos, assim como o Palmeiras, líder do Grupo B, mas a vantagem alviverde no saldo de gols é considerável: 10 a 4. Dessa maneira, para ficar no topo da classificação geral, o time alvinegro precisa vencer e contar com um tropeço do rival.

São Paulo x Binacional

Terça-feira (20), 21h30, Fox Sports

Eliminado da Libertadores com uma rodada de antecedência, com apenas quatro pontos em cinco jogos, o São Paulo vai se despedir da competição no Morumbi. O adversário é o Binacional, do Peru, que conquistou três pontos aqui.

O duelo vale a terceira colocação do Grupo D, no qual já estão classificados LDU e River Plate. Os comandados de Fernando Diniz jogarão pelo empate para obter uma vaga na sequência da Copa Sul-Americana.

Diante da fragilidade do adversário, o treinador deverá poupar seus titulares. No domingo (25), o São Paulo vai decidir contra o Fortaleza, também no Morumbi, a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, após empate por 3 a 3 no jogo de ida.

Os três pontos do Binacional na Libertadores foram obtidos em um triunfo por 2 a 1 sobre o próprio São Paulo, na primeira rodada, em uma altitude de 3.800 m. De lá para cá, os peruanos perderam suas quatro partidas no torneio, com zero gol marcado e 19 sofridos.

Peñarol x Athletico

Terça-feira (20), 21h30, Fox Sports

O Athletico é outro time que vai entrar em campo classificado. Na última rodada do Grupo C, a única coisa em jogo para a formação rubro-negra é a liderança da chave e o direito de decidir em casa nas oitavas de final.

Em seu compromisso derradeiro, o time rubro-negro vai visitar o Peñarol, em Montevidéu. Com seis pontos, os uruguaios ainda brigam pela classificação com o Colo-Colo, que também tem seis, e com o Jorge Wilstermann, que soma sete.

Com dez, o Athletico chega em situação tranquila, mas tentando se ajustar ao novo comando. Contratado para ser diretor técnico, Paulo Autuori vai acumular a função de treinador e ficar no banco de reservas.

Palmeiras x Tigre

Quarta-feira (21), 21h30, SBT (São Paulo e outras praças) e Fox Sports

Em crise pelas quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras ainda é o dono da melhor campanha da Copa Libertadores. Para continuar com ela até o fim da fase de classificação, basta vencer o Tigre no Allianz Parque.

Dirigida interinamente por Andrey Lopes enquanto negocia a contratação do substituto do demitido Vanderlei Luxemburgo, a equipe alviverde vai fechar sua campanha no Grupo B diante do rival mais frágil da chave.

O Tigre somou apenas um ponto até aqui, em um empate com o Bolívar em casa. O duelo de quarta oferece a oportunidade de o Palmeiras reagir após uma sequência que minou a confiança do grupo de atletas e dos torcedores.

“É um elenco que foi campeão paulista, sei o potencial que tem. É um bom elenco que está sem confiança pelos resultados. Tem de melhorar, sim, a perspectiva é essa, mas temos um bom elenco e vamos trabalhar”, disse Andrey.

O Palmeiras, de Raphael Veiga, tem a oportunidade de assegurar a primeira colocação geral na fase de grupos da Copa libertadores - Amanda Perobelli - 30.set.20/Reuters

Flamengo x Junior Barranquilla

Quarta-feira (21), 21h30, SBT (Rio de Janeiro e outras praças) e Conmebol TV

Embalado por uma vitória por 5 a 1 sobre o Corinthians em São Paulo, o Flamengo espera dar sequência ao bom momento na Libertadores. O time rubro-negro encerrará sua trajetória no Grupo A em embate com o Junior Baranquilla, no Maracanã.

Classificada, a equipe precisa apenas de um empate para assegurar a liderança da chave e tem uma possibilidade remota de ficar com o primeiro lugar geral, com uma combinação de resultados. O adversário não está matematicamente eliminado, mas tem chances pequenas de classificação às oitavas de final.

A situação no torneio permitirá a Domènec Torrent promover um rodízio em seu elenco, que vem de uma sequência dura de partidas. A prioridade deverá ser descansar antes do duelo com o Internacional, no domingo (25), em Porto Alegre, um confronto direto pela liderança do Brasileiro.

“Nós jogamos muitas partidas neste mês e precisamos de um ponto para ficar no primeiro lugar do grupo. Vamos tentar trocar. Dou importância para a Libertadores, mas vamos trocar bastante. Nosso elenco tem jogadores maravilhosos, podemos trocar tranquilamente”, afirmou Torrent.

O técnico Domènec Torrent vai mexer no Flamengo - Amanda Perobelli - 18.out.20/Reuters

Grêmio x América de Cali

Quinta-feira (22), 21h30, Facebook Watch

O Grêmio também está classificado por antecipação às oitavas de final da Libertadores. Na rodada derradeira do Grupo E, a equipe tricolor jogará contra o América de Cali, em Porto Alegre, para confirmar a primeira colocação da chave.

Com dez pontos, o time dirigido por Renato Gaúcho está dois à frente do arquirrival Internacional. Se vencer, não poderá mais ser alcançado.

Após um empate sem gols com o São Paulo no Brasileiro, no qual reclamou muito da arbitragem, Renato voltará a contar com Diego Souza. O atacante cumpriu suspensão no Morumbi e está novamente à disposição do chefe.

Universidad Católica x Internacional

Quinta-feira (22), 21h30, Facebook Watch

Dos sete times brasileiros na fase de grupos da Libertadores, só o Internacional entrará em campo ainda lutando pela classificação ao mata-mata. Ela está bem encaminhada, porém não matematicamente confirmada.

Com oito pontos, a formação colorada vai ao Chile enfrentar a Universidad Católica, que, com quatro, não tem mais chances de avançar. A ameaça é o América de Cali, que soma cinco e ainda tem chance de brigar pelo segundo lugar.

Há uma diferença grande no saldo de gols (3 a -2). Assim, para tirar o Internacional das oitavas de final, o América precisa derrotar o Grêmio, contar com um tropeço vermelho em Santiago e tirar a diferença do saldo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.