Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Maracanã sediou títulos e jogos memoráveis de Palmeiras e Santos

Equipes paulistas decidem Libertadores no estádio no próximo dia 30

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A lembrança que Pepe tem de seu jogo mais importante no Maracanã é a de conversar com Dalmo e pedir para o lateral bater um pênalti. "Minhas pernas estão tremendo", confessou o ponta esquerda ao passar a bola para o colega.

Dalmo cobrou, fez o gol e o Santos venceu o Milan (ITA) por 1 a 0 para conquistar o Mundial de 1963, o segundo de sua história.

Santos comemora vitória contra o Milan no Maracanã no Mundial de Clubes de 1963
Santos comemora vitória contra o Milan no Maracanã no Mundial de Clubes de 1963 - Arquivo/Agência O Globo

Apesar da memória afetada pela demência, o olhar de Brandãozinho se acendia quando via fotos do time do Palmeiras campeão da Copa Rio de 1951 ao empatar com a Juventus (ITA) por 2 a 2 no estádio carioca. Para o clube paulista, trata-se de um título mundial, embora não tenha sido reconhecido pela Fifa até o momento.

"Claro que foi Mundial. E como foi!", disse o atacante que fazia parte daquela equipe, em entrevista para a Folha em 2019. Ele morreu no último dia 5, aos 90 anos.

No próximo dia 30, Santos e Palmeiras entrarão em campo no mesmo Maracanã para decidirem a Libertadores.

Será a primeira vez que uma equipe brasileira levantará a taça do torneio no estádio. O Fluminense fez lá a final de 2008 com a LDU (EQU), mas perdeu nos pênaltis. O Vasco foi campeão no Rio de Janeiro, em 1998, mas preferiu atuar contra o Barcelona (EQU) em São Januário.

Antes disso, em 1963, o Santos jogou a primeira partida da final sul-americana diante do Boca Juniors no Maracanã. Venceu por 3 a 2, mas a conquista foi sacramentada em Buenos Aires.

"Todo mundo se lembra da nossa vitória em La Bombonera porque o Boca quase nunca perde lá. Mas no jogo do Maracanã fizemos um primeiro tempo memorável", relembra Lima, que atuou em quase todas as posições naquele elenco da década de 1960.

O Palmeiras foi campeão brasileiro no mesmo local quatro anos depois. Em um jogo de desempate com o Náutico, ganhou por 2 a 0, com gols de César Maluco e Ademir da Guia.

Não foram memoráveis apenas as finais ou partidas que selaram títulos. Um dos grandes momentos do Palmeiras no Maracanã ocorreu no Nacional de 1979. Contra um Flamengo que nos quatro anos seguintes seria três vezes campeão brasileiro, o time alviverde goleou por 4 a 1 em confronto transmitido pela TV para todo o país, algo raro na época.

O triunfo teve desdobramentos que foram além dos 90 minutos. Foi o momento que levou Telê Santana para o comando da seleção brasileira. Ele iniciaria em 1980 a montagem da equipe para a Copa do Mundo de 1982.

Márcio Braga, então presidente do Flamengo, havia previsto que o adversário, com jogadores menos badalados que os rubro-negros, tremeria ao ver as arquibancadas lotadas (foram 112 mil pessoas).

"Não posso falar agora. Ainda estou com medo do Maracanã", ironizou o atacante palmeirense Jorge Mendonça no vestiário após a vitória.

Palmeiras enfrenta a Juventus na final da Copa Rio de 1951, no Maracanã
Palmeiras enfrenta a Juventus na final da Copa Rio de 1951, no Maracanã - Folhapress

A partida de torneios oficiais com maior público da história do Santos foi no mesmo estádio, mas sem final feliz. O time foi derrotado por 3 a 0 pelo Flamengo na decisão do Brasileiro de 1983 e ficou com o vice. Com 155.523 pessoas presentes, é também o jogo com maior presença de torcedores da competição em todos os tempos.

"Tinha jogador com tanto medo do Maracanã lotado que eu quase tive de chutá-lo para dentro do campo", disse anos depois Serginho Chulapa, artilheiro do Santos, sem citar nomes.

As últimas vezes em que as duas equipes participaram de finais no palco que vai coroar o campeão da Libertadores de 2020 aconteceram pelo Torneio Rio-São Paulo. Em 1997, o Santos empatou com o Flamengo em 2 a 2 e ficou com o troféu. Com apenas oito times e em confrontos eliminatórios, a competição estava esvaziada.

O Palmeiras disputou o primeiro jogo da final do mesmo campeonato em 2000 e venceu o Vasco no Maracanã por 2 a 1. Três dias depois, goleou por 4 a 0 e fez a festa no Morumbi.

Se derrotar o rival e ganhar o título sul-americano pela quarta vez, o Santos se igualará ao Flamengo como clube com mais títulos conquistados no estádio carioca. Seriam nove. Além das conquistas já citadas, o clube alvinegro obteve na arena reformada para a Copa do Mundo de 2014 os Brasileiros de 1962, 1964, 1965 e 1968, além do Rio-São Paulo em 1963 e 1964.

Foi também no Maracanã que Pelé marcou seu milésimo gol. Ele cobrou pênalti contra o goleiro Andrada, do Vasco, em 1969.

Infelizmente, o maior confronto da história entre Palmeiras e Santos será disputado sem público, em razão da pandemia de Covid-19. O Templo do Futebol merecia mais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.