Descrição de chapéu Velocidade

Hamilton luta até o fim e bate Verstappen no GP do Bahrein de F1

Heptacampeão larga em segundo e protagoniza grande corrida ao lado do holandês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O atual campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, abriu a temporada 2021 da F1 com vitória no GP do Bahrein neste domingo (28). O inglês superou o holandês Max Verstappen, da Red Bull, que largou em primeiro e terminou a corrida na segunda posição.

O finlandês Valtteri Bottas, colega de equipe do heptacampeão, completou o pódio.

A três voltas do fim, Verstappen chegou a ultrapassar Hamilton, mas utilizou uma área externa da pista. Para evitar uma punição, desacelerou e devolveu a liderança no circuito de Sakhir.

Depois da bandeirada, Verstappen questionou a ordem recebida da equipe ao dizer que tinha condições de abrir vantagem sobre Hamilton de cinco segundos –tempo estimado de uma possível punição.

“Por que você não me deixou seguir adiante? Eu poderia facilmente ter colocado cinco segundos de vantagem. E eu preferia ter perdido assim do que terminar em segundo do jeito que foi”, falou pelo rádio.

Além de conquistar a 96ª vitória de sua carreira, Hamilton quebrou o recorde de voltas na liderança. O inglês de 36 anos alcançou a marca de 5.112 na 43ª volta do GP do Bahrein, superando o feito de Michael Schumacher (5.111).

A transmissão da corrida foi a primeira realizada pela Band, nova dona dos direitos de transmissão que pertenciam a Globo de forma ininterrupta desde 1981 –a emissora carioca iniciou a cobertura televisiva da categoria em 1972.

Antes da largada no Bahrein, os pilotos voltaram a se unir em protesto contra o racismo e pela diversidade, alguns usando camisas com a frase em "We race as one" ("Nós corremos como um", na tradução do inglês) e ajoelhados. Gesto recorrente ao longo da temporada de 2020, sob a liderança de Hamilton.

A F1 tem apoiado campanhas por sustentabilidade e igualdade, publicando vídeos dos pilotos abordando os temas em suas redes sociais. A camisa de Hamilton tinha estampada a frase "ações falam mais que palavras".

Na largada, o pole position Verstappen foi ameaçado por Hamilton, mas resistiu. Perdeu a posição para o inglês após ter ido para o boxe. Na 19ª das 56 voltas, o holandês voltou com pneus médios e sete segundos atrás do rival.

Ao longo da corrida, Hamilton e ​Verstappen protagonizaram briga acirrada pelo primeiro lugar, uma amostra de como o holandês e a equipe Red Bull tentarão evitar o oitavo título do piloto da Mercedes.

Classificação GP do Bahrein
Divulgação F1

Ao término da prova, Hamilton cumprimentou Verstappen. "O Max estava em cima de mim no final. Foi uma das corridas mais difíceis de que participei, então estou muito grato por isso [pela vitória]”, afirmou o inglês.

O piloto da Red Bull estava abatido. “É uma pena não ganhar, mas realmente brigamos com a Mercedes e temos que estar felizes no geral. Foi difícil no final, mas marcamos alguns pontos valiosos aqui”, disse o holandês.

O GP do Bahrein também teve uma reestreia, a do espanhol Fernando Alonso, 39, que havia se despedido do circuito no final de 2018. O bicampeão (2005 e 2006) abandonou a prova na 34ª volta, com problemas no sistema de freio do carro da equipe Alpine.

No treino classificatório de sábado (27), Alonso comemorou o seu desempenho ao garantir a nona colocação –seu companheiro de equipe, o francês Esteban Ocon, largou em 16º.

Também havia a expectativa pela estreia de Mick Schumacher, 21, filho do heptacampeão Michael. Campeão da Fórmula 2 em 2020, o alemão estreou pela Hass, carro de pior rendimento do grid, e acabou em 16º.

Hamilton, da Mercedes, vence o GP do Bahrein
Hamilton, da Mercedes, vence o GP do Bahrein - Giuseppe Cacace/AFP

A corrida deste domingo foi realizada no circuito marcado por um acidente impressionante em 2020. No dia 29 de novembro, o carro do então piloto Romain Grosjean, 34, da Haas, explodiu em chamas e partiu-se ao meio após colidir com o guard rail.

O francês chegou a ficar cerca de 30 segundos dentro do carro após o acidente, mas não perdeu a consciência e conseguiu escapar do fogo. Ele sofreu queimaduras nas mãos.

Com o término do contrato no ano passado, ele foi anunciado pela Haas como gerente do departamento de eSports.

Após a concluírem a primeira prova das 23 previstas nesta temporada, os pilotos voltam a correr no dia 18 de abril, no GP de Emilia-Romagna, no conhecido circuito de Ímola, na Itália.

Lewis Hamilton ajoelha em protesto antes da largada no GP do Bahrein - Hamad I Mohammed/Reuters

Confira o calendário da temporada da F1

GP do Bahrein - 28 de março
GP de Emilia-Romagna - 18 de abril
GP de Portugal - 2 de maio
GP da Espanha - 9 de maio
GP de Mônaco - 23 de maio
GP do Azerbaijão - 6 de junho
GP do Canadá - 13 de junho
GP da França - 25 de junho
GP da Áustria - 4 de julho
GP da Grã Bretanha - 18 de julho
GP da Hungria - 1 de agosto
GP da Bélgica - 29 de agosto
GP da Holanda - 5 de setembro
GP de Monza - 12 de setembro
GP da Rússia - 26 de setembro
GP de Singapura - 3 de outubro
GP do Japão - 10 outubro
GP dos EUA - 24 de outubro
GP do México - 31 de outubro
GP de São Paulo - 7 de novembro
GP da Austrália - 21 de novembro
GP da Arábia Saudita - 5 de dezembro
GP de Abu Dhabi - 12 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.