Descrição de chapéu Tóquio 2020

Técnico de atleta paraolímpica do Brasil sofre emboscada no Rio

Disney Machado, treinador de Fabiola Dergovics, teve documentos e equipamentos roubados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maceió

O técnico cubano naturalizado brasileiro Disney Machado foi emboscado na manhã desta segunda-feira (28) quando viajava de carro ao Rio de Janeiro. Ele, que mora nos Estados Unidos, chegou ao país na sexta-feira (25) para a preparação da paratleta Fabiola Dergovics, do tiro com arco, que disputará os Jogos Paraolímpicos de Tóquio em agosto.

Em contato com a Folha, Fabiola Dergovics conta que o técnico teve roubados todos os documentos que portava, como identidade, passaportes cubano e brasileiro, visto dos Estados Unidos, equipamentos para a montagem dos arcos e uniformes da seleção brasileira.

"Ele já estava chegando aqui em Maricá quando dois carros e uma moto o emboscaram. Ele foi obrigado a parar o carro e quatro homens desceram. Como ele não conseguia desafivelar o cinto, um deles colocou um fuzil no rosto dele, já com o dedo no gatilho, ameaçando ainda mais. Deixaram ele lá e a sorte foi que um senhor e uma menininha o viram e levaram ele para a delegacia", diz a atleta.

Fabíola Dergovics, atleta paralimpica de Tiro com Arco, na sede da Confederação Brasileira da modalidade, que fica em Maricá, na Região Metropolitana do Rio
Fabíola Dergovics, atleta paralimpica de Tiro com Arco, na sede da Confederação Brasileira da modalidade, que fica em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. (Foto:fabiola_dergovics no Instagram ) - fabiola_dergovics no Instagram

Na delegacia, Disney conseguiu falar com a esposa, que mora nos Estados Unidos. Foi ela quem ligou para Fabiola para dar a notícia. A atleta, então, ficou preocupada. Para ela, a ligação foi um gatilho para lembrar da morte do noivo, que era policial. Na ocasião, recebeu a notícia em situação semelhante.

"É uma coisa muito forte para mim. Na hora, pensei que ele tinha falecido. Felizmente, ele está bem. Emprestei a ele um celular para que ele mantenha o contato com a família, que está bem preocupada. Nosso foco é que ele retorne para casa, para encontrar a esposa e as duas filhas, e aí vemos o que será da minha preparação".

Por conta da emboscada, Fabiola não consegue treinar. Segundo ela, já foi feito o boletim de ocorrência, a locadora do carro foi informada e agora ela e Disney estão tentando fazer uma nova via da documentação. Além de idas ao Consulado Americano, eles também já foram à Polícia Federal.

Fabiola já participou dos Jogos Paraolimpícos do Rio, em 2016. A edição paraolímpica de Tóquio começa no dia 24 de agosto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.