Descrição de chapéu Velocidade

Com domínio de ponta a ponta, Verstappen vence GP da Áustria de F1

Sem sofrer ameaça, líder da temporada vê Bottas e Norris completarem pódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Absoluto de ponta a ponta, Max Verstappen conquistou neste domingo (4) a vitória no Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. O holandês da Red Bull já havia vencido as duas últimas etapas da temporada, o GP da França e GP da Estíria, na semana passada. Líder do Mundial de Pilotos, Verstappen agora soma 182 pontos, 32 a mais do que o segundo colocado, Lewis Hamilton, da Mercedes, com 150.

Foi a quinta vitória do holandês nesta temporada. Verstappen também fez a melhor volta da prova. O pódio foi completado por Valtteri Bottas, da Mercedes, e Lando Norris, da McLaren. Atual campeão, Lewis Hamilton terminou na quarta posição.

Logo na primeira volta houve bandeira amarela após o carro de Esteban Ocon deixar a prova, sem conseguir sair após ficar fechado entre Mick Schumacher e Antonio Giovinazzi. Na relargada, Verstappen, que havia largado na pole, manteve a liderança, aumentando a distância para Norris a cada volta. Na tentativa de defender a segunda posição, o britânico da McLaren fechou o carro na curva, em disputa com Sergio Pérez, da Red Bull. Pela manobra, acabou recebendo punição de 5 segundos.

O piloto Max Verstappen sobe em seu carro de Fórmula 1 para comemorar a vitória no Grande Prêmio da Áustria
Max Verstappen comemora a vitória no Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 - Lisi Niesner/Reuters

Lewis Hamilton, por sua vez, acabou conquistando a segunda posição de Norris. Antes da corrida, o heptacampeão da F1, que renovou contrato com a Mercedes por mais dois anos, havia dito que sua corrida seria contra Norris e Pérez. De fato, Verstappen passeava na pista. O líder do campeonato não sofria ameaça, mostrando mais uma vez o amplo domínio do carro da Red Bull na temporada.

Após perder a segunda posição, Norris parou nos boxes junto com Valtteri Bottas na 31ª volta. O finlandês da Mercedes ultrapassou o rival por conta da punição de 5 segundos e subiu para a terceira posição. Hamilton colocou pneus duros na volta seguinte. Com boa vantagem, Verstappen foi para os boxes em seguida.

Depois de ter perdido posições após a fechada de Norris, Pérez teve disputa parecida com Charles Leclerc por duas vezes. Só que, dessa vez, quem fechou o adversário foi o mexicano, que tomou duas punições de 5 segundos, prejudicando sua prova. O mexicano ainda fez boa recuperação, terminando em sexto lugar.

Com problemas no carro, Hamilton cedeu a segunda posição para Bottas, seu companheiro de equipe. Em seguida, também não conseguiu segurar o compatriota Norris. Com isso, o atual campeão da F1 deixava o pódio. Em dificuldade, Hamilton parou novamente nos boxes na 58ª volta, mas manteve a quarta posição. Verstappen também fez parada, três voltas depois, para colocar pneus duros novos. De novo, sem sofrer ameaça até o final da corrida.

A próxima etapa da temporada será o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no dia 18 de julho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.