Cuba confirma fuga de atleta do salto triplo e sua ausência nos Jogos de Tóquio

Jordan Díaz, 20, é promessa do esporte cubano e foi ouro na Olimpíada da Juventude em 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Havana (Cuba) | AFP

O atleta de salto triplo Jordan Díaz, 20, abandonou a delegação de Cuba na Europa e foi excluído da representação olímpica da ilha para a Olimpíada de Tóquio-2020. A informação foi confirmada neste sábado (3) por José Antonio Miranda, diretor de alta perfomance do Inder (Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação de Cuba).

"Diaz abandonou sua equipe na Europa", disse o dirigente de acordo com o site Jit, órgão do Inder.

Miranda afirmou que o atleta Díaz, ao lado do ginasta Manrique Larduet, 24, são os "únicos classificados que não integram a delegação [olímpica] da Ilha", formada por 69 representantes em 15 modalidades.

O atleta cubano Jordan Díaz
O atleta cubano Jordan Díaz - Reprodução/Instagram

Com 1,85 metro de altura, Jordan Díaz é considerado uma das maiores promessas do esporte cubano. Em 2018 ele foi campeão da Olimpíada da Juventude de Buenos Aires e, desde então, vem se destacando na categoria adulta, apesar de ter perdido vários meses de competições por conta de lesões e de ter contraído a Covid-19 neste ano.

Um ano antes, Díaz foi campeão mundial juvenil sub-18 em Nairóbi com a marca de 17,30 metros, o melhor desempenho juvenil da história. Ele tem como melhor marca pessoal o recorde juvenil de Cuba (17,49 metros), alcançado em 2019 em Camagüey, no leste do país.

Em relação a Larduet, duas vezes medalhista no Mundial da Ginástica em Glasgow, em 2015, e finalista em vários aparelhos nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a federação indicou que ele está "sem a forma física e técnica necessária para um evento desse nível".

Miranda especificou que a distribuição das vagas olímpicas de Cuba é liderada pelo atletismo (18), luta livre (12), boxe (7) e judô (6). As outras são canoagem (5), tiro (5), levantamento de peso (4), tênis de mesa (2), vôlei de praia (2), natação (2), pentatlo moderno (2), taekwondo (1), ginástica artística (1), ciclismo (1) e remo (1)

O cubano Manrique Larduet no Mundial de Ginástica em Glasgow, na Escócia, em 2015
O cubano Manrique Larduet no Mundial de Ginástica em Glasgow, na Escócia, em 2015 - Andy Buchanan - 26.out.15/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.