Salvo três vezes pelo VAR, Palmeiras escapa de derrota para o São Paulo

Árbitro de vídeo interfere na anulação de dois gols e de um pênalti no Morumbi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo chegou a comemorar duas vezes e julgou que teria um pênalti para bater no clássico contra o Palmeiras. Os gols foram anulados —um deles no finalzinho do jogo—, a penalidade foi cancelada, e o placar do Morumbi apontou 0 a 0 até o fim do duelo, na noite de sábado (31), pelo Campeonato Brasileiro.

A interferência do árbitro de vídeo (VAR), Péricles Bassols, deixou bastante irritados os tricolores. Já nos acréscimos, Rigoni levou um cartão vermelho justamente por reagir agressivamente com o juiz Luiz Flávio de Oliveira diante de mais um tento cancelado.

Sob os olhares de Léo, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira consulta o VAR
Sob os olhares de Léo, Luiz Flávio de Oliveira revê lance na cabine de vídeo - Rubens Cavallari/Folhapress

Até esse momento, o duelo tinha sido relativamente frio. Tratado anteriormente como uma boa prévia do que se espera no confronto entre os rivais nas quartas de final da Copa Libertadores, o embate não teve a tensão que deverá ser vista nos próximos encontros.

As equipes vão se rever no próximo dia 10, na partida de ida do mata-mata continental, novamente no Morumbi. No dia 17, no Allianz Parque, decidirão quem avançará às semifinais na principal competição sul-americana.

Antes disso, a formação tricolor vai fazer o jogo de volta contra o Vasco, pelas oitavas da Copa do Brasil, e enfrentará o Athletico pelo Brasileiro. Já o Palmeiras duelará com o Fortaleza pelo Nacional de pontos corridos.

Clique aqui e simule os resultados do Campeonato Brasileiro

Na tabela do Brasileiro, a distância entre os times é enorme. Agora com 32 pontos, o Palmeiras continua na liderança. O São Paulo, 20 pontos atrás, saiu provisoriamente da zona de rebaixamento, mas pode a ela retornar no complemento da rodada, no domingo (1º).

Em campo, porém, essa diferença não facilmente notada, sobretudo na etapa inicial. Os donos da casa tiveram mais volume até o intervalo e reclamaram de dois lances importantes.

Primeiro, Rigoni teve um gol anulado por impedimento, indicado pelo bandeirinha e confirmado pelo VAR. Depois, Luiz Flávio de Oliveira apitou um pênalti de Gustavo Gómez em cima de Marquinhos, mas, orientado por Bassols, foi ao vídeo, e recuou, cinco após a marcação de campo.

O são-paulino Reinaldo disputa a bola com o palmeirense Marcos Rocha
O são-paulino Reinaldo disputa a bola com o palmeirense Marcos Rocha
Rubens Cavallari/Folhapress
O são-paulino Reinaldo disputa a bola com o palmeirense Marcos Rocha

O placar zerado antes do intervalo foi melhor para os visitantes, que pouco ameaçaram a meta do goleiro Tiago Volpi, com exceção a um bom chute de Deyverson e outro de Wesley.

Com bem menos emoções do que os 45 minutos iniciais, o segundo tempo teve poucas chances claras de gol de ambos os lados. O jogo não dava mostras de que poderia sair do zero até que uma bola colocada na área do Palmeiras balançou a rede.

Aos 44 minutos, Gustavo Gómez se atrapalhou para cortar o cruzamento e acertou o próprio gol. Chamado ao vídeo por Bassols, que apontou posição irregular de Miranda, Luiz Flávio reviu o lance, hesitou, saiu da cabine, voltou e acabou por manter o placar zerado.

Apesar do alívio, o Palmeiras continua em jejum contra o São Paulo, seu algoz na decisão do último Campeonato Paulista. Agora, são sete partidas de invencibilidade tricolor no clássico, com três triunfos do time do Morumbi e quatro empates. A equipe alviverde não supera o rival desde outubro de 2019.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.