Apático, Santos é eliminado da Sul-Americana pelo Libertad no Paraguai

Paraguaios vencem com gol no início do jogo e pegam Red Bull Bragantino na semifinal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem mostrar poder de reação, o Santos perdeu para o Libertad (PAR) por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (19) e foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O jogo aconteceu no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

Na partida de ida, na Vila Belmiro, o Santos havia vencido por 2 a 1 graças a um gol contra nos acréscimos. Apesar disso, os paraguaios conquistaram a classificação pelo gol qualificado, marcado fora de casa.

O time alvinegro começou o jogo dando a posse de bola para o Libertad, que trocava passes na entrada da área, sem oferecer muito perigo. Mas, na primeira vez que conseguiu ameaçar, a equipe paraguaia chegou ao gol. Aos 13 minutos, Melgarejo cobrou escanteio, Barboza cabeceou e João Paulo defendeu. No rebote, Ferreira só empurrou para as redes.

Carlos Sánchez, do Santos, tenta passar por marcação do Libertad, em jogo da Copa Sul-Americana
Carlos Sánchez, do Santos, tenta passar por marcação do Libertad, em jogo da Copa Sul-Americana - Norberto Duarte/POOL/AFP

A vantagem animou a torcida do Libertad. Cerca de 2.000 torcedores foram liberados para acompanhar a partida, danto certo clima de retorno à normalidade para o duelo. O Flamengo já havia enfrentado o Olimpia, pela Libertadores, com torcedores no estádio, também no Paraguai.

Precisando empatar, o Santos tentou se soltar. O time dominou a posse de bola no primeiro tempo (60%), bem ao gosto do técnico Fernando Diniz. No entanto, não conseguiu criar. A ausência de seu principal jogador, Marinho, pesou. O atacante se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Sem ele em campo, o time paulista não finalizou nenhuma vez ao gol defendido por Martín Silva na primeira etapa.

Na volta do intervalo, Diniz tentou melhorar a movimentação no ataque, sacando Gabriel Pirani e colocando Marcos Leonardo em campo. Em sua primeira participação, o atacante levou perigo, cabeceando bola na trave do Libertad.

Sendo obrigado a tentar o ataque, o Santos abria brechas na defesa. Mas, nas vezes em que o Libertad chegou com mais perigo, João Paulo mostrou segurança. Melgarejo foi quem mais ameaçou, com boas finalizações aos 19 e aos 35 minutos. O Santos, por sua vez, mesmo se lançando ao ataque, não foi capaz de empatar. Após o apito final, Marcos Leonardo ainda foi expulso por reclamação.

Agora, o Libertad terá outro time brasileiro como adversário nas semifinais da Copa Sul-Americana. A equipe enfrentará o Red Bull Bragantino. Os jogos estão marcados para setembro. Nas quartas de final, o time de Bragança Paulista eliminou o Rosario Central (ARG).

A outra semifinal será entre Peñarol (URU) e Athletico. O time paranaense conquistou a classificação nesta quinta-feira, ao bater a LDU, do Equador, por 4 a 2, em Curitiba. Christian (2) e Bissoli (2) fizeram os gols do Athletico. Amarilla e Jhojan Julio descontaram para a equipe equatoriana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.