Descrição de chapéu tênis

Bia Haddad bate Pliskova e faz história no torneio de tênis de Indian Wells

Pela 1ª vez na era aberta do esporte uma tenista brasileira vence adversária top 3 do ranking

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A tenista brasileira Bia Haddad Maia obteve nesta segunda-feira (11) uma das maiores vitórias de sua carreira, ao superar a tcheca Karolina Pliskova por 2 sets a 0, na terceira rodada do WTA 1.000 de Indian Wells, nos EUA.

Número 115 do ranking, a paulista de 25 anos eliminou a cabeça de chave número 1 do torneio e atual terceira colocada do ranking da WTA. Pliskova já disputou duas finais de Grand Slam na carreira –neste ano perdeu a final de Wimbledon para australiana Ashleigh Barty.

É a primeira vez na era aberta do esporte que uma tenista brasileira vence uma adversária que está no top 3 do ranking.

A tenista brasileira Bia Haddad Maia vai disputar as oitavas de final do WTA 1000 de Indian Wells
A tenista brasileira Bia Haddad Maia vai disputar as oitavas de final do WTA 1.000 de Indian Wells - Divulgação -4.abr.21/Twitter

Em 2019, Bia bateu a americana Sloane Stephens, então número 4 do mundo, no torneio de Acapulco, e também derrubou a campeã de Wimbledon dois anos antes, Garbiñe Muguruza, na estreia do Slam britânico.

Pouco depois, em julho, recebeu uma suspensão por doping que a fez ficar afastada por 10 meses do circuito. Somente agora ela voltou a disputar os maiores torneios.

Com a vitória, com parciais de 6/3 e 7/5, Bia se tornou a primeira brasileira a avançar às oitavas de final de um torneio do nível de um WTA 1.000 em 31 anos. A última atleta do país a avançar até essa fase em uma competição de simples desse porte (na época com outro nome) havia sido Andrea Vieira, em Roma. Em 1987, Niege Dias também chegou às oitavas, em Montreal.

"Estou muito feliz com o trabalho que fiz hoje. Foi muito difícil, estava ventando muito e com certeza não foi o melhor nível de tênis que nós duas apresentamos. Foi um jogo muito mental, muito feliz de ter ficado forte no jogo e ter saído com a vitória", disse Bia. "O único ponto que me deixa insatisfeita é que saquei muito abaixo do que venho treinando, mas estou bastante consciente do que preciso melhorar."

Nas oitavas de final, a paulista vai enfrentar Anett Kontaveit, da Estônia, que passou por Bianca Andreescu na terceira rodada.

A brasileira entrou na disputa da chave principal como "lucky loser", já que foi derrotada na última fase do qualificatório. Ela contou com a desistência de Nadia Podoroska para entrar no torneio já na segunda rodada, quando superou a egípcia Mayar Sherif.

A classificação às oitavas de Indian Wells está rendendo a soma de 140 pontos no ranking para Bia, sendo 20 pela vitória na estreia do qualificatório e mais 120 pelos resultados da chave principal.

Com isso, a tenista voltará ao grupo das 100 melhores do mundo. A melhor marca dela foi o 58º lugar, alcançado em setembro de 2017 e repetido no início do ano seguinte.

"Significa muito para mim estar de volta ao top 100. Não só para mim, como também para minha família, meus amigos, minha equipe e todos que estiveram comigo nos momentos difíceis da minha carreira. Indian Wells é o meu torneio favorito e é apenas a minha segunda vez aqui, então é tudo muito especial", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.