Descrição de chapéu Futebol Feminino

Corinthians conquista o tri da Libertadores Feminina em ano dominante

Time paulista confirma favoritismo e supera o Santa Fé (COL) em final disputada no Uruguai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Atual campeão brasileiro, o Corinthians conquistou neste domingo (21) o título da Libertadores Feminina ao vencer o Independiente Santa Fé (COL), por 2 a 0, em Montevidéu, no Uruguai.

As corintianas ainda terão a chance de faturar uma inédita tríplice coroa na decisão do Campeonato Paulista nas próximas semanas.

O troféu diante das colombianas também tornou o clube do Parque São Jorge o maior vencedor do torneio continental, ao lado do São José-SP, cada um com três taças.

As equipes paulistas são responsáveis por fazer do Brasil a maior potência na versão feminina da principal competição do continente, com 10 títulos em 13 edições.

Também campeão em 2017 e 2019, o Corinthians teve uma campanha perfeita na atual edição. O time obteve 100% de aproveitamento em seis jogos. Ao todo, 24 gols marcados e apenas dois sofridos.

Nos últimos anos, as alvinegras se acostumaram a empilhar títulos, mas pela primeira vez levaram a Libertadores e o Nacional (2018, 2020 e 2021) no mesmo ano.

Antes de a bola rolar para a decisão, as corintianas se ajoelharam para protestar contra o racismo. Na semifinal, contra o Nacional (URU), a atacante Adriana foi chamada de "macaca" por uma adversária do time uruguaio, goleado por 8 a 0.

A centroavante foi justamente a primeira a brilhar na decisão da competição. Depois de suportar uma pressão inicial das colombianas, que chegaram a acertar uma bola no travessão, o time alvinegro abriu o placar aos 9 minutos, num contra-ataque que terminou com o gol de Adriana de cabeça.

Ter saído à frente no placar foi importante para a equipe brasileira assumir o controle do duelo e, antes do intervalo conseguir ampliar a vantagem. Aos 41 minutos foi a vez de Gabi Portilho desviar para o gol após cruzamento de Tamires, pela esquerda.

Jogadores do Corinthians comemoram gol na decisão da Libertadores contra o Santa Fé (COL)
Jogadoras do Corinthians comemoram gol na decisão da Libertadores contra o Santa Fé (COL) - Divulgação/Conmebol

Com o fim da etapa inicial, enquanto os times se dirigiam para os vestiários, torcedores da Gaviões da Fiel chegaram ao estádio Gran Parque Central. A principal organizada do Corinthians realizou uma excursão para o Uruguai, mas chegou atrasada ao palco da decisão, a tempo, contudo, de ver o restante do jogo e a festa pelo título.

Apenas a final da Libertadores foi disputada em Montevidéu, que no sábado (27) será a sede da decisão da versão masculina, entre Palmeiras e Flamengo. A fase de grupos, além das quartas e das semifinais, foram todas disputadas no Paraguai.

A boa presença de corintianos nas arquibancadas, contudo, fez as corintianas se sentirem em casa. Tanto que no segundo tempo o time passou a administrar a vantagem com calma, evitando correr riscos até o apito final.

Depois de superar o Palmeiras na final do Campeonato Brasileiro e, agora com a taça da Libertadores na bagagem, as corintianas vão se preparar para a final do Campeonato Paulista, na qual o adversário será o São Paulo —a Federação Paulista ainda não divulgou as datas das duas partidas decisvas.

Veja todos os campeões da Libertadores Feminina

Santos (2009)
Santos (2010)
São José-SP (2011)
Colo Colo-CHI (2012)
São José-SP (2013)
São José-SP (2014)
Ferroviária (2015)
Sportivo Limpeño-PAR (2016)
Corinthians-Audax (2017)
Atlético Huila (2018)
Corinthians (2019)
Ferroviária (2020)
Corinthians (2021)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.