Descrição de chapéu jogos de inverno Rússia

Patinadora russa Kamila Valieva, ouro em Pequim-2022, está sob suspeita de doping

Atleta de 15 anos teria usado substância com função vasodilatadora proibida pela Wada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A patinadora russa Kamila Valieva, 15, medalha de ouro na patinação artística por equipes em Pequim-2022, pode ter sido pega no exame antidoping por uso de substância proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping), informou a imprensa da Rússia nesta quarta-feira (9).

A substância supostamente encontrada foi a trimetazidina, medicamento com função vasodilatadora usado para o tratamento de angina, dor no peito causada pelo estreitamento das artérias que levam sangue ao coração.

O doping de Valieva poderia custar à atleta e ao Comitê Olímpico Russo a conquista do ouro na última segunda (7). Teria sido por essa razão que a cerimônia de entrega das medalhas, que deveria ter ocorrido na terça-feira (8), não foi realizada.

Kamila Valieva pode perder a medalha de ouro conquistada na patinação por equipes em Pequim
Kamila Valieva pode perder a medalha de ouro conquistada na patinação por equipes em Pequim - Wang Zhao - 7.fev.2022/AFP

A russa impressionou em sua apresentação nos Jogos. Ela se tornou a primeira mulher a conseguir um salto quádruplo na história das Olimpíadas de Inverno. Após acertar o primeiro, Valieva tentou um segundo salto desse tipo e conseguiu completá-lo. Só foi cair na terceira tentativa.

Com a nota de 178.92 em seu programa, ela ficou em primeiro lugar com mais de 30 pontos de diferença para a segunda colocada. Emocionada, celebrou o triunfo.

Na próxima terça (15), será iniciada a disputa da prova individual da patinação artística de Pequim-2022, para a qual a atleta está classificada.

O jornal russo RBC informou que a verificação do suposto doping foi feita antes de Kamila Valieva vencer o campeonato europeu no mês passado.

O porta-voz do COI (Comitê Olímpico Internacional), Mark Adams, disse nesta quinta (10) em contato com a imprensa em Pequim que não tinha "nenhum comentário a fazer" sobre "uma situação que tem todos os tipos de implicações" e descreveu como "especulação total" a informação segundo a qual se tratava de um caso de doping.

"Imagino que todas as pessoas [responsáveis] trabalhem o mais rápido possível. Sabemos que os atletas [afetados pela entrega da medalha] querem uma saída rápida", disse.

Caso seja confirmado o doping, o episódio entrará para a lista de escândalos esportivos envolvendo a Rússia e seu comitê olímpico.

Em 2019, a Wada puniu a Rússia com o banimento do país de qualquer competição internacional por quatro anos, pena baseada na acusação de que sua agência de controle de doping (Rusada) foi utilizada para fraudar exames de atletas.

Após recurso na Corte Arbitral do Esporte, os russos conseguiram diminuir a punição para dois anos.

Por isso, participaram das Olimpíadas de Tóquio-2020 e estão em Pequim-2022 sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo e não puderam utilizar o hino nacional nessas competições – foi substituído por uma música de Tchaikóvski.

As condições estipuladas pela CAS em tese valerão também para a Copa do Mundo de futebol de 2022, no Qatar, que será realizada dentro do período da punição, embora a Fifa nunca tenha manifestado uma posição sobre o tema e suas implicações no esporte que comanda. A Rússia foi o último país a sediar o Mundial, em 2018.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.