Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia

Algozes de Federer e Guga, ex-tenistas ucranianos se juntam ao exército da Ucrânia

Sergiy Stakhovski e Andrei Medvedev estão combatendo as tropas russas no conflito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O front de batalha ucraniano já conta com, pelo menos, dois ex-tenistas que passaram pelas principais quadras do mundo nos últimos anos: Sergei Stakhovski, 36, e Andrei Medvedev, 47.

Stakhovski entrou para as forças da Ucrânia no início de março. Nesta terça-feira (17), ele postou em suas redes sociais a novidade de que Medvedev se juntou a ele.

Os dois se somam a uma série de civis que têm se voluntariado para ajudar o exército do país na guerra com a Rússia, que já está em sua quarta semana.

O ex-tenista Sergei Stakhovski se voluntariou para entrar no Exército da Ucrânia
O ex-tenista Sergei Stakhovski se voluntariou para entrar no Exército da Ucrânia - Sergei Supinski - 15.mar.2022/AFP

​Stakhovski, 36, encerrou a carreira recentemente, após o Australian Open deste ano. Nas 18 temporadas em que esteve em ação, ele chegou a derrotar Roger Federer na grama de Wimbledon, foi 31º do mundo e tem quatro títulos da ATP na carreira —todos da categoria 250.

Em entrevista à AFP, ele afirmou que não contou exatamente aos seus filhos o que foi fazer na sua "viagem".

"Não me orgulho de ter deixado as crianças. Meus filhos não sabem que estou aqui. Bem, sabem que não estou em casa, mas não sabem o que é guerra e estou tentando não os envolver. Eu disse que voltaria logo, já se passaram 15 dias", afirmou.

Já Medvedev, 47, teve uma carreira mais vencedora nas quadras. São 11 títulos do circuito, incluindo quatro da categoria 1000 (três deles em Hamburgo e um em Monte Carlo).

Em 1999, ele foi vice-campeão de Roland Garros, tendo derrotado os brasileiros Fernando Meligeni na semifinal e Gustavo Kuerten, o Guga, nas quartas. Medvedev se aposentou em 2001.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.