Descrição de chapéu Futebol Internacional

Sem sucesso internacional, Arsenal é superado por time saudita no Ranking Folha

Al Hilal, campeão asiático e semifinalista do Mundial, ganha postos na relação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nem quando viveu seu grande momento neste século, com as conquistas do Campeonato Inglês nas temporadas 2000/01 e 2003/04, o Arsenal conseguiu títulos internacionais. Agora, que sofre no próprio cenário nacional, vem caindo no Ranking Folha do futebol mundial.

Publicada desde 2002, a lista contabiliza taças e vice-campeonatos nos torneios internacionais com representatividade, cunho oficial e sequência. O problema é que o tradicional clube londrino não vem obtendo sucesso fora do território inglês –e vem tendo glórias bem limitadas dentro dele.

Ben White domina bola em jogo do Arsenal pela Copa da Liga Inglesa - John Sibley - 20.jan.22/Reuters

Na edição 2020/21 de seu torneio nacional, a Premier League, o Arsenal ficou apenas na oitava colocação. Assim, não obteve classificação para a Champions League, para a Liga Europa ou para a bem menos expressiva Conference League.

Como resultado, em 2021/22, está restrito a disputas domésticas. Em 2020/21, ainda teve uma campanha relativamente longeva na Liga Europa, mas acabou sendo derrotado pelo espanhol Villarreal na fase semifinal.

Assim, a agremiação britânica ficou estacionada nos 107 pontos e caiu da 58ª para a 59ª colocação. Foi ultrapassada pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, que conquistou a principal competição de clubes da Ásia, a AFC Champions League –e deu trabalho ao Chelsea no Mundial.

A agremiação levou 15 pontos pelo título continental e chegou aos 114, saltando da 62ª para a 57ª posição. Ficaram para trás, além do Arsenal, o também inglês Tottenham (58º, com 110 pontos), o belga Anderlecht (60º, com 106), o alemão Borussia Mönchengladbach (61º, com 100) e o argentino Lanús (empatado em 61º, com 100).

O Arsenal não pontua no Ranking Folha internacional desde 2019. Na ocasião, somou 10 pontos pelo frustrante vice-campeonato na Liga Europa. Perdeu a decisão tomando uma goleada de outro time de Londres: 4 a 1 para o Chelsea.

Na edição de 2021, o campeão mundial Chelsea foi quem mais pontuou: fez 160 pontos, totalizou 410 e subiu para 21º lugar. Já o Manchester United, vice-campeão da Liga Europa, somou 10, chegou a 490 e assumiu a 15ª posição.

Também teve pontuação significativa o Manchester City, que foi à decisão da Champions League, levou 40 pontos e passou a ostentar 60, na 92ª colocação. O melhor inglês ainda é o Liverpool, campeão mundial de 2019, que não pontuou em 2021, mas manteve boa frente sobre os concorrentes de seu país. Com 790 pontos, está em sexto no geral.

Selecione Inglaterra no campo "País" e confira a posição de todos os times ingleses no Ranking Folha:

Perguntas e respostas sobre o Ranking Folha

Desde quando o Ranking Folha de futebol é feito?
A primeira edição do ranking nacional é de 1996. Desde então, a lista passou por modificações, correções e revisões. A última grande revisão aconteceu em 2010. O ranking mundial começou a ser publicado em 2002 e segue as mesmas diretrizes da lista nacional.

Quem entra no Ranking Folha?
No ranking nacional só aparecem times que somaram pontos (foram campeões ou vice) em competições nacionais ou internacionais. No ranking mundial, apenas aqueles que pontuaram em torneios internacionais.

Quais são os torneios considerados?
Para entrar no ranking, um torneio precisa ter grande representatividade, cunho oficial e sequência. Assim, campeonatos disputados só uma vez e sem perspectiva de novas edições, como os supercampeonatos realizados em alguns estados em 2002, são desconsiderados. Também não rendem pontos para o ranking torneios como Copa Rio, Copa Suruga, Supercopa do Brasil e Copa Flórida, entre outros.

Por que torneios disputados por apenas dois clubes, como a Recopa Sul-Americana, não dão pontos ao vice?
Toda equipe que participa de um torneio como esse já foi bonificada, já que ele reúne vencedores de competições prévias. Não seria lógico ter um time pontuando onde só fracassou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.