Descrição de chapéu jornalismo

Leia seleção de textos marcantes de Silvio Lancellotti na Folha

Jornalista, que morreu aos 78 anos, escreveu sobre esporte, cultura e gastronomia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Silvio Lancellotti, que morreu nesta terça-feira (13), aos 78 anos, escreveu na Folha em um intervalo superior a 40 anos.

Houve hiatos entre o início dos anos 80, quando publicou textos na Ilustrada, e suas últimas colaborações, em 2012, quando oferecia dicas culturais em São Paulo, mas suas participações foram volumosas e cruzavam vários temas.

Ele se debruçou com maior volúpia sobre aquelas que eram duas de suas maiores paixões, o futebol e a gastronomia. Abaixo, uma seleção com algumas das reportagens e colunas de Lancellotti na Folha.

Silvio Lancellotti tem vasto material publicado na Folha - Karime Xavier - 14.abr.22/Folhapress

Senhor das piscinas, mas sempre seco

11.abr.10 - Silvio, pescador de personagens

Nos seus 53 anos de vida, Vitório Raimundo Neto, paulista de Cajuru, molhou a sua pele, em piscinas, apenas duas vezes. A primeira, em 1992, quando visitou com a família, num congraçamento de amigos, um sítio em Ibiúna. A segunda, para enriquecer a foto deste Quintal Paulistano. Nada estranho, não fosse Vitório, desde 1993, um especialista em piscinas.

Leia mais.

As relíquias da Santa Donata

21.fev.10 - Silvio, observador da cidade

Dentre a dezena de ambulantes que costumeiramente rodeiam a igreja de Santa Cecília, diante da rua das Palmeiras, há apenas um, vendedor de sorvetes, que jamais se interessou por visitar as relíquias de santa Donata, faz um século entronizada num dos lados da nave principal.

Leia mais.

Nem é competição

1º.dez.96 - Silvio, à espera do Mundial da Fifa

Durante toda a semana o meu e-mail ficou congestionado por mensagens de protestos. Inúmeros leitores não aceitam que eu batize a Toyota Cup de mundial simbólico de clubes.

Leia mais.

O melhor

17.set.95 - Silvio, admirador do Santos de Pelé

Com a exceção óbvia dos fanáticos do apocalipse, qualquer jornalista da minha geração dirá, sem dúvida, que o Santos de 58 a 63 foi sossegadamente superior a Real Madrid de Alfredo Di Stefano, precisamente de 55 a 60.

Leia mais.

Maradona deixa a Itália e diz que não sabe se volta a jogar no Napoli

10.jul.90 - Silvio, entrevistador de Maradona

Foi o tempo de fazer as malas e rumar, direto, do retiro de Trigoria ao aeroporto de Fiumicino. Amanhecia em Roma, e o capitão da Argentina, Diego Maradona, ainda ostentava os olhos vermelhos e inchados de chorar. Ocupava exatamente a primeira poltrona do ônibus da delegação, ao lado da porta. Queria ser visto no trajeto, um derradeiro e vão lampejo do seu brio, o seu orgulho machucado. Graças ao auxílio de um amigo, consegui fazer com ele uma entrevista de balanço.

Leia mais.

Alemanha chega ao tri e consagra Beckenbauer

9.jul.90 - Silvio, cronista da Copa de 90

Num jogo muito feio, a Alemanha Ocidental derrotou a Argentina por 1 a 0 e levantou ontem, no estádio Olímpico (Roma), a Taça Fifa do Mundial da Velha Bota. Foi o terceiro título mundial da equipe alemã. O time do "kaiser" Franz Beckenbauer literalmente espremeu o elenco de Carlos Bilardo em seu campo. A lamentar apenas o placar reduzido, produzido com a interferência do juiz, o mexicano Codesal Mendez, que teve uma atuação horrorosa.

Leia mais.

Alquimias de Natal

17.dez.89 - Silvio, contador de histórias e amante da boa comida

Com a exceção dos gansos, que os egípcios já domesticavam 4.000 anos atrás, e com a exceção dos patos, que os chineses já criavam no quintal dois ou três séculos antes de Jesus Cristo, as aves domésticas são recentíssimas na culinária e ainda mais na gastronomia.

Leia mais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.