Descrição de chapéu Futebol Internacional

Lancellotti ensinou uma geração de brasileiros a acompanhar o futebol da Europa

Bon-vivant por profissão, Silvio deixou legado nos domingos esportivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma parte da cultura do futebol internacional no Brasil começou com Silvio Lancellotti. Não que tenha sido um pioneiro. No passado, Luiz Mendes, no Rio, ou Solange Bibas, em São Paulo, traziam à sua maneira os resultados e tendências do exterior. Ou Roberto Petri, que se dizia torcedor do San Lorenzo, embora sempre são-paulino de quatro costados.

Mas Lancellotti integrou a equipe de comentaristas da Bandeirantes, o canal de esportes, quando o Campeonato Italiano ajudava a ensinar uma geração de brasileiros a entender o que eram o Milan, dos holandeses Gullit e Van Basten, a Internazionale, dos alemães Brehme e Matthäus, o Napoli, de Careca e Maradona.

Silvio Lancellotti, que marcou época comentarista de futebol na TV brasileira - Karime Xavier - 14.abr.2022/Folhapress

Quando a Band começou a transmitir o Italiano, nas manhãs de domingo, o primeiro comentarista foi Flávio Prado. Logo depois, com obrigações de Copa do Mundo por perto, misto de repórter e comentarista, Prado cedeu seu lugar a Lancellotti. As transmissões tinham narrações de Silvio Luiz e a companhia especial de Giovanni Bruno, só para dar o gostinho da culinária e das histórias da Itália.

Naquela época, Silvio Lancellotti dava inveja. Tinha uma antena parabólica em sua casa e dissertava sobre jogos que a TV do Brasil não mostrava. No fim dos anos 1980, começo dos 1990, não havia ainda TV por assinatura e as parabólicas eram o jeito de assistir aos times mais fortes do mundo, no meio de semana –a Band mostrava a Serie A da Itália aos domingos.

Também escrevia na Folha semanalmente, às vésperas da Copa do Mundo da Itália. Nem tudo o que Silvio Lancellotti contava era absolutamente crível. As histórias de Sebastiano Rossi, o goleiro do Milan, caçador de tubarões. Ou quando dizia, mais tarde, já na ESPN, que frequentava a concentração da Argentina, na Copa de 1990, com uma fita métrica, para medir o diâmetro do tornozelo machucado de Maradona.

Silvio era um contador de histórias. Arquiteto por formação, trabalhou como jornalista a partir de 1968, passou por redações importantes, a partir da revista Veja. Corintiano no Brasil, Juventus na Itália, bon-vivant por profissão.

Deixa o prazer pelo bom gosto, pelas coisas boas da vida. E, como legado, uma geração que aprendeu a assistir ao futebol da Europa com seus comentários e análises.

Mille grazie, Silvio!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.