Tite inclui Pedro em última convocação da seleção antes da lista final da Copa

Treinador confirma expectativa e oferece oportunidade a centroavante do Flamengo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O técnico Tite anunciou, na manhã de sexta-feira (9), os convocados para integrar a seleção brasileira nos amistosos contra Gana e Tunísia, nos próximos dias 23 e 27, na França. Está na lista, a última chamada antes da definição da relação final dos que vão à Copa do Mundo, o nome do centroavante Pedro.

O jogador de 25 anos vive fase excepcional no Flamengo –na última quarta (8), tornou-se o maior artilheiro do clube em uma edição da Copa Libertadores, com 12 gols, deixando para trás Zico (1981) e Gabigol (2021). O treinador da equipe nacional vinha lhe fazendo elogios e indicando a possibilidade de levá-lo, algo que se concretizou agora.

De acordo com Tite, Pedro tem "uma característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas", aqueles mais retrancados, comumente encontrados pela formação pentacampeã. Com sua evolução recente e o aumento no número de atletas de cada equipe no Mundial –de 23 para 26–, passou a ter chances bem reais de ir ao Qatar.

Pedro vive um momento muito bom a camisa do Flamengo - Carl de Souza - 7.set.22/AFP

"É um 9 de área, terminal, o jogador da última bola, o jogador da conclusão. É o Fred atual, vamos colocar assim. Quando você encontra uma equipe que se posiciona muito atrás, fechada, invariavelmente vai ter bolas de lado que permitam conclusão de cabeça. O gol do Pedro contra o Vélez [Sarsfield, na Libertadores] representa bem o que estou dizendo. Ele empresta essa característica", disse o técnico.

Quem também viu crescer a sua possibilidade foi o lateral esquerdo Alex Telles, 29, do Sevilla. Ele não tem mais a concorrência de Guilherme Arana, 25, do Atlético Mineiro, que sofreu uma lesão grave no joelho e terá de passar por cirurgia. A outra vaga da posição, problemas físicos futuros à parte, quase certamente será de Alex Sandro, 31, da Juventus, novamente presente na lista.

Na lateral direita, a indefinição é maior. Foi chamado apenas Danilo, 31, da Juventus. A comissão técnica esteve em treinos e jogos de Daniel Alves, 39, do Pumas, no México, e chegou à conclusão de que ele não tem condições de defender a seleção em alto nível neste momento. Mas o atleta ouviu a recomendação de que se fortaleça e esteja pronto.

Nos amistosos, na vaga aberta na lateral, foi feita a opção por mais um zagueiro. As novidades foram Bremer, 25, da Juventus, e Ibañez, 23, da Roma. Permaneceram aqueles que já estão consolidados no grupo: Marquinhos, 28, do Paris Saint-Germain, Thiago Silva, 37, do Chelsea, e Éder Militão, 24 do Real Madrid.

"Uma observação: vocês repararam que só foi chamado um lateral direito, mas temos dois zagueiros que atuaram recentemente por ali: Ibañez e Militão", disse Tite, lembrando que no desenho tático do Brasil o lateral direito tem responsabilidades ofensivas limitadas e costuma formar uma linha de três jogadores com os dois zagueiros para a saída de bola.

A ausência de Daniel Alves não foi a única que chamou a atenção. Ficaram fora o meia Philippe Coutinho, 30, do Aston Villa, e o atacante Gabriel Jesus, 25, do Arsenal, figuras frequentes na equipe nacional. No caso de Coutinho, passou a existir a ameaça de Éverton Ribeiro, 33, que recuperou a melhor forma no Flamengo. Já Jesus, pelo que indicou o comandante, só se ausentou para que outros atacantes sejam analisados de perto.

"Falando especificamente sobre o Gabriel Jesus, ele está em um grande momento e concorrendo, sim. Absolutamente, sim. Essa convocação serviu para dar oportunidade a outros. O retrato [de Jesus] está bem-feito. Estamos dando oportunidades a outros", afirmou o treinador, que convocou nove homens de frente —entre eles, Roberto Firmino, 30, do Liverpool, que vinha sendo preterido.

Os duelos com Gana, em Le Havre, e Tunísia, em Paris, serão os testes derradeiros antes do fechamento da relação do Mundial. Tite precisa enviar até 21 de outubro um rol com 55 jogadores, o que não será um problema. Os 26 nomes devem ser entregues até 14 de novembro, mas a delegação já estará reunida nessa data, e o chamado será anunciado antes –ainda não há uma programação.

A Copa do Mundo será realizada entre 20 de novembro e 18 de dezembro, concentrada na cidade de Doha e em seus arredores. O Brasil fará a sua estreia em 24 de novembro, contra a Sérvia. Quatro dias depois, medirá forças com a Suíça. Sua participação no Grupo G será fechada em embate com Camarões, em 2 de dezembro.

Confira a lista de convocados

Goleiros
Alisson, 29 (Liverpool)
Ederson, 29 (Manchester City)
Weverton, 34 (Palmeiras)

Lateral direito
Danilo, 31 (Juventus)

Zagueiros
Bremer, 25 (Juventus)
Éder Militão, 24 (Real Madrid)
Ibañez, 23 (Roma)
Marquinhos, 28 (Paris Saint-Germain)
Thiago Silva, 37 (Chelsea)

Laterais esquerdos
Alex Sandro, 31 (Juventus)
Alex Telles, 29 (Sevilla)

Volantes
Bruno Guimarães, 24 (Newcastle)
Casemiro, 30 (Manchester United)
Fabinho, 28 (Liverpool)
Fred, 29 (Manchester United)

Meias
Éverton Ribeiro, 33 (Flamengo)
Lucas Paquetá, 25 (West Ham)

Atacantes
Antony, 22 (Manchester United)
Matheus Cunha, 23 (Atlético de Madrid)
Neymar, 30 (Paris Saint-Germain)
Pedro, 25 (Flamengo)
Raphinha, 25 (Barcelona)
Richarlison, 25 (Tottenham)
Roberto Firmino, 30 (Liverpool)
Rodrygo, 21 (Real Madrid)
Vinicius Junior, 22 (Real Madrid)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.