Mané ganha 1ª edição do Prêmio Sócrates, e Raí faz o 'L' de Lula durante cerimônia

Senegalês ganha troféu por ações sociais em seu país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O senegalês Sadio Mané, 30, recebeu nesta segunda-feira (17) o Prêmio Sócrates, uma homenagem criada pela revista France Football a partir deste ano como parte da cerimônia do prêmio Bola de Ouro.

O júri que definiu o premiado contou com a participação do ex-jogador Raí, irmão de Sócrates, que morreu em 2011. O troféu que leva o nome do ídolo corintiano homenageia atletas envolvidos em causas sociais.

A publicação francesa escolheu o nome do brasileiro para o novo prêmio devido ao papel de liderança dele na "Democracia Corintiana", movimento ocorrido no início dos anos 1980 no Brasil.

Raí (à esq.) entrega a Sadio Mané o Prêmio Sócrates
Raí (à esq.) entrega a Sadio Mané o Prêmio Sócrates - Benoit Tessier/Reuters

Mané recebeu o prêmio deste ano por sua atuação social junto a crianças na província de Bambali, onde o jogador do Bayern de Munique (ALE) nasceu. Em 2019, ele fundou uma escola em sua terra natal. No ano seguinte, ele doou 40 mil libras (R$ 256 mil) ao governo senegalês para atuar no combate ao coronavírus.

Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates', em Paris, na França
Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates', em Paris, na França - Reprodução/Ballon D'or

Responsável por apresentador o prêmio, Raí, apoiador declarado do ex-presidente e atual candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, fez durante o seu discurso o 'L' com a mão, gesto característico da campanha do petista.

Antes de entregar o prêmio a Mané, ele também fez uma referência ao segundo turno das eleições no Brasil, marcado para o dia 30 de outubro.

"O Sócrates representa ideais para um mundo mais justo, que valoriza a democracia, para criar um mundo melhor. O futebol é um aporte importante para isso. Este símbolo será eterno. Para isso, vamos pensar sobre a decisão importante que faremos nos próximos dias no nosso país. Nós sabemos de que lado ele estaria", disse Raí.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.