Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

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Democracia Corinthiana tem sido usada, sem escrúpulos, como puro marketing

Corinthians lança campanha que seria útil se tivesse alguma credibilidade

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No país da piada pronta, embora ultimamente com mais motivos para chorar que para rir, o Corinthians entrou em greve de silêncio e aproveitou para ampliá-la para o futebol.

Levou um baile do Palmeiras e não precisou se justificar porque resolveu calar a boca e suas redes sociais.

A iniciativa veio tão a calhar que há quem jure ter sido pensada exatamente por se prever a derrota no dérbi.

Tudo por partir de quem parte, de uma diretoria sem nenhuma credibilidade, que convive alegremente com contraventores, embora também com alguns magistrados, o que fala mais dos segundos que dos primeiros.

Sócrates abraçado com Casagrande celebrando a conquista do Paulista de 1983
Sócrates abraçado com Casagrande celebrando a conquista do Paulista de 1983 - Jorge Araújo - 14.dez.1983/Folhapress

A ideia, em tese, é correta: denunciar a violência no futebol que cresce a olhos vistos, com ameaças e agressões a jogadores, comissões técnicas e cartolas; e combater a indústria de notícias falsas ou a busca desesperada por cliques.

Fosse o padre Júlio Lancelotti o responsável pela campanha e ninguém de boa vontade contestaria.

Na boca da cartolagem alvinegra não pega.

Porque faltam informações essenciais que deem respaldo à iniciativa.

Comecemos pelo começo.

Do que vive o presidente do Corinthians?

Por que recebe torcedores sabidamente violentos?

Por que não fala a verdade sobre a situação econômica do clube?

Por que vive garantindo que a situação do estádio está em vias de ser resolvida e cada vez mais os fatos mostram o contrário?

Por que deixa as categorias de base nas mãos em que estão?

Nada melhor que uma greve de silêncio para evitar perguntas incômodas e fugir de dar respostas verdadeiras.

Porque poucos clubes produzem tantas notícias falsas como o Corinthians ou têm tanta gente em sua diretoria e conselhos de quem não se compraria um carro usado.

Daí a campanha corintiana parecer fadada a ser um tiro n’água.

A Democracia Corinthiana faz 40 anos neste 2022 e tem sido usada, sem escrúpulos, como puro marketing — sem uma palavra contra o governo de extrema-direita que nos assola.

A imagem de Sócrates, o exemplo de Wladimir e o ativismo de Casagrande sobrevivem. Mas só os deles.

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