Bruno Fernandes rouba a cena e brilha mais que Cristiano Ronaldo na Copa

Com dois gols e duas assistências, meia foi o principal responsável por levar o país às oitavas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar)

Cristiano Ronaldo não gostou quando foi substituído na partida contra o Uruguai, nesta segunda-feira (28). Quando percebeu que iria sair, olhou para o telão do estádio Lusail e fez uma cara amarrada e caminhou lentamente até a beira do campo.

Faltavam somente oito minutos para o fim do tempo regulamentar, mas a pressão uruguaia colocava a vitória portuguesa, àquela altura pela diferença mínima, sob risco. Ele não queria sentir essa agonia do banco de reservas —fora de jogo ele nunca se sente bem.

Mas foi de lá que ele viu Bruno Fernandes brilhar novamente na Copa do Mundo do Qatar. De pênalti, o meia marcou seu segundo gol no duelo e não só definiu o placar de 2 a 0 como garantiu com antecedência a classificação dos europeus para as oitavas de final.

Bruno Fernandes comemora seu segundo gol contra o Uruguai, nesta quinta (28)
Bruno Fernandes comemora seu segundo gol contra o Uruguai, nesta quinta (28) - Kirill Kudryavtsev/AFP

Naquele que deverá ser o último Mundial de Cristiano Ronaldo, quem tem roubado a cena por Portugal é o camisa 8. Foram duas assistências na estreia, contra Gana, e mais dois gols diante do Uruguai, com atuações que fazem dele a principal referência do time até este momento.

Há quatro anos, ele nem era titular da seleção. Levado para a Rússia com 24 anos, viu do banco de reservas sua seleção ser eliminada nas oitavas de final, curiosamente, também diante do Uruguai.

Sem o status que tem hoje na equipe, quando ainda vestia a camisa do Sporting, de Portugal, havia atuado apenas na estreia, no empate com Espanha (3 a 3), e foi sacado na segunda rodada. Não voltou mais ao time nem sequer por alguns minutos.

A fase atual é bem diferente. Além de ser um dos destaques do Manchester United, da Inglaterra, também é quem faz a engrenagem do meio-campo lusitano funcionar.

Com o técnico Fernando Santos, ele costuma jogar atrás dos dois homens de frente, Cristiano Ronaldo e João Félix, mas com bastante liberdade para aparecer na área e aproveitar seu faro de gol.

Quando ainda era jogador do Sporting, chegou a marcar 32 gols e registrar 16 assistências em 52 jogos na temporada 2018-19. Com a camisa do Manchester United, fez 28 gols e deu 18 assistências em 51 partidas em 2020-21.

Pela seleção, ele soma 11 em 50 partidas. Um deles, no entanto, quase saiu de sua contagem. A Fifa precisou recorrer aos dados de um sensor na bola para confirmar que Cristiano Ronaldo não desviou de cabeça um cruzamento feito por ele diante dos uruguaios. O próprio meia admite que tentou fazer o passe, mas o gol foi dele.

"Eu festejei como se fosse do Cristiano, parecia ali que ele tinha tocado na bola. Meu objetivo era o cruzamento para ele, mas independentemente disso estamos felizes pela vitória da equipe", disse o jogador.

A comemoração deste gol tem, ainda, um aspecto importante para a seleção portuguesa. Mostrou que o meia e o atacante estão em sintonia no campo a despeito das polêmicas que marcaram a preparação portuguesa para o Mundial.

Às vésperas do início do torneio, o camisa 7 entrou em litígio com o Manchester United e acabou tendo seu contrato rescindido, segundo as partes, em comum acordo, após o atleta fazer duras críticas à agremiação e ao técnico Erik ten Hag. Ele chegou a dizer que se sentia traído no clube.

As declarações criaram um clima pesado no vestiário do time inglês, de acordo com a imprensa do país. Isso afetaria diretamente o futuro de Bruno Fernandes e do lateral Diogo Dalot, atletas do clube e companheiros do astro na equipe nacional.

Antes do embarque de Portugal para o Qatar, um vídeo no qual o meia e Cristiano Ronaldo aparecem trocando um cumprimento supostamente frio foi usado para indicar que havia um mal-estar entre eles. Eles negaram, inclusive dentro de campo.

"A figura de Portugal é um conjunto, é o nosso grupo, é a nossa união, é aquela entrega que temos em campo. É a ajuda que temos entre todos nós e é o que faz termos resultados fortes", comentou o camisa 8.

As palavras dele podem indicar, ainda, uma pessoa sem vaidades. Nesse ponto, diferente de Cristiano Ronaldo, que não escondeu seu desejo de ter sido creditado para ele o gol contra o Uruguai.

Seria o 118º dele por Portugal. Mesmo assim, ele já é o maior artilheiro de uma seleção entre todas as equipes nacionais masculinas. Também se tornou no Qatar o único jogador a marcar em cinco edições de Copa do Mundo, com um gol na vitória sobre Gana, por 3 a 2.

São marcas importantes, que Bruno Fernandes dificilmente terá chance de alcançar. Mas não que isso mude sua importância para a equipe. Pelo contrário, se o camisa 7 sonha em se despedir do maior palco do futebol com o inédito título, ele depende muito do futebol do companheiro. Portugal também.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.