Capitão, Thiago Silva cita confiança e nervosismo na véspera da estreia na Copa

Zagueiro de 38 anos formará dupla com Marquinhos na zaga da seleção diante da Sérvia nesta quinta-feira, no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar)

Escolhido para ser o capitão da seleção brasileira na estreia da equipe na Copa do Mundo, Thiago Silva disse sentir, na véspera da partida contra a Sérvia, uma mistura de confiança e nervosismo.

"Sempre estive bem preparado para todas as situações. É um momento especial e agradeço a confiança da comissão técnica para ser capitão neste jogo" declarou o zagueiro em entrevista a jornalistas em Doha.

"É tiro curto e a gente em de estar superpreparado porque sabe que o empate no primeiro jogo dá uma pressão extra. Nervosismo faz parte, mas a gente está preparado para isso", declarou o jogador de 38 anos.

Ele é o segundo mais velho entre os 26 do Brasil para a disputa da Copa. O lateral direito Daniel Alves tem 39 anos.

Thiago Silva fala durante entrevista coletiva em Doha
Thiago Silva concede entrevista em Doha; Brasil estreia na Copa do Qatar contra a Sérvia nesta quinta-feira - Suhaib Salem - 23.nov.2022/Reuters

O jogo diante da Sérvia é nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail, o mesmo que abrigará a decisão do Mundial do Qatar, e Tite deve escalar um Brasil mais ofensivo.

Thiago Silva, que foi capitão e titular da seleção na Copa de 2014, quando o Brasil ficou na quarta posição na Copa em casa, disse que "o que a gente pode passar para o torcedor é o que a gente passa entre nós. De acreditar no que fizemos até este momento. Uma posição favorável de estar bem em todos os sentidos".

O jogador do inglês Chelsea, que formará com Marquinhos, do francês PSG, a dupla de zaga da equipe de Tite, enfatizou que o clima nos treinamentos e o ambiente da seleção são muito bons.

Que a torcida acredite na gente. Aqui dentro ninguém tem dúvida alguma que o time está pronto para uma grande Copa do Mundo. Sonhar é grátis

Thiago Silva

Zagueiro e capitão da seleção no 1º jogo na Copa no Qatar

Thiago Silva citou também a última conquista do Brasil em Copa do Mundo, o pentacampeonato, na Coreia do Sul e no Japão, 20 anos atrás, com Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e companhia

"O fato de termos vencido em 2002 serve de grande inspiração para todos nós. No CT [centro de treinamento] tem algumas imagens, não só de 2002 como de todas as seleções [brasileiras] que marcaram na história. Isso nos deixa confiantes e motivados".

O capitão da seleção prosseguiu: "A gente sabe que depende apenas das nossas próprias forças. A atmosfera entre a gente é supersaudável. A gente procura ser nós mesmos, independentemente de onde a gente esteja. Mistura de [jogadores] experientes com mais jovens traz uma conexão legal".

Ter no time, em ampla maioria, atletas acostumados a atuar nas grandes ligas nacionais europeias é um trunfo no Mundial, segundo Thiago Silva, principalmente para os estreantes no torneio.

"[Ajuda] o fato de esses jogadores que estão disputando a primeira Copa do Mundo serem jogadores acostumados a grandes jogos na Europa. Ganharam Champions League e foram decisivos, como o Vini [Vinicius Junior]. Eles têm de ser eles, sem inventar. No nosso grupo não tem vaidade nenhuma."

Depois da Sérvia, o Brasil, que está no Grupo G da Copa, enfrentará a Suíça, no dia 28 (segunda-feira) e Camarões, no dia 2 de dezembro (sexta-feira).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.