Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Conheça Federico Valverde, destaque do Uruguai para a Copa

Meia uruguaio é uma das esperanças da Celeste no torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Federico Valverde, 24, foi o destaque do Uruguai na estreia da seleção celeste contra a Coreia do Sul nesta quinta-feira (24), pelo grupo H da Copa do Mundo de 2022, tanto que foi escolhido como melhor jogador da partida.

O jovem meia uruguaio nasceu em Montevidéu, em 1998, e foi revelado nas categorias de base do Peñarol, time tradicional da capital uruguaia e pentacampeão da Libertadores. O "Pássaro", como foi apelidado por Néstor Gonçalves, ídolo do clube uruguaio, destacou-se tanto nas categorias de base que acabou promovido ao time profissional ainda aos 15 anos.

Federico Valverde, meia uruguaio de 24 anos, um dos destaques do Uruguai para a Copa - Kai Pfaffenbach/Reuters

Pouco depois de fazer 16, foi vendido ao Real Madrid. Na Espanha, passou pelo time B, o Castilla, até ser emprestado para o Deportivo La Coruña. Voltou ao Real em 2018, quando fez boa temporada pelo time principal, mesmo na reserva.

Discretamente, o meia começou a se destacar pelos merengues e cavar titularidade na equipe. É versátil: pode jogar como segundo volante, meia armador e até pelos lados —principalmente o direito, onde se destacou desde o final da temporada passada com os madrilenhos— e chegou a atuar até como lateral.

Tem bom passe e visão de jogo, além de alto, ágil e veloz. Quando jovem, na base do Peñarol, não gostava de correr para marcar, segundo seu técnico à época, José Perdomo, outro ídolo do time uruguaio. Ainda hoje, defender não é seu forte; mesmo assim, o "Pássaro" dá mais consistência defensiva ao lado direito do que costumam fazer os pontas tradicionais.

Para Casemiro, 32, ex-camisa 5 merengue, Valverde ainda assim pode cumprir a função de primeiro volante, mais defensiva, e pode ser um líder da equipe no futuro.

Seu chute de longe também é uma arma —na partida contra a Coreia, acertou a trave em dos melhores lances da seleção uruguaia.

O maior feito recente do uruguaio foi sua assistência para o brasileiro Vinicius Junior, 22, marcar o gol do título do Real Madrid na Champions League da última temporada (2021-22), contra o Liverpool.

Nesta Copa, Valverde é uma das esperanças do Uruguai, que mesmo com uma população pequena, continua a revelar jogadores promissores, como Facundo Pellistri, 20, do United, Bentancur, 25, do Tottenham, e Darwin Nuñez, 23, do Liverpool.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.