Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

É o fim do projeto de futebol do Qatar ou apenas o início?

Anfitrião é eliminado logo na segunda rodada da Copa, embora os jogadores tenham ficado exclusivos na seleção neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Shady Amir
Doha (Qatar) | Reuters

A raiva abafada dos torcedores ficou evidente do lado de fora do estádio Al Thumama após a derrota do Qatar por 3 a 1 para Senegal nesta sexta-feira (25) e horas depois eles estavam fora da Copa do Mundo para se tornar o segundo país-sede a sofrer esse destino depois da África do Sul em 2010.

O Qatar se preparou para as finais desde que foi escolhido como sede em 2010, gastando US$ 200 bilhões para realizar uma "reunião para toda a humanidade", como dizia o título da cerimônia de abertura, mas tudo acabou para a equipe em 180 minutos.

"Todo esse time deveria ser trocado", disse uma torcedora do Qatar à Reuters do lado de fora do estádio Al Thumama, sem revelar seu nome.

Um jogador do Qatar deitado e outro sentado no gramado, desconsolados após a derrota para Senegal no estádio Al Thumama, em Doha
Jogadores do Qatar desconsolados após a derrota para Senegal no estádio Al Thumama, em Doha - Xinhua/Ding Xu

Na partida de abertura do torneio, os campeões da Copa da Ásia de 2019 não corresponderam às expectativas e sofreram duas vezes no primeiro tempo para perder por 2 a 0 para o Equador após um desempenho decepcionante e instável, com muitos torcedores saindo antes do final.

A equipe pode ter pago o preço pela decisão da Federação de Futebol do Qatar de não permitir que jogadores da seleção nacional jogassem por seus clubes na liga local nesta temporada e de se dedicar exclusivamente aos preparativos para o grande evento.

Em alguns momentos, o cansaço e o nervosismo ficaram evidentes nas atuações da seleção, como nos primeiros minutos do jogo de abertura, quando o goleiro Saad Al Sheeb teria dado um gol logo no início não fosse a intervenção do VAR.

O Qatar não teve um chute a gol contra o Equador e isso continuou no primeiro tempo contra o campeão africano Senegal.

Alguns torcedores esperavam que o técnico Felix Sánchez fizesse mudanças no segundo tempo contra o Equador para ajudar seu time a voltar à partida, mas ele trocou apenas dois jogadores no meio do intervalo e dois perto do final, quando já era tarde demais.

Sánchez disse após a partida contra o Equador que os nervos tomaram conta de sua equipe e que os jogos da Copa do Mundo são completamente diferentes de qualquer outro jogo, sejam amistosos ou oficiais, como a final da Copa da Ásia.

Projeto de futebol

Na véspera do jogo crucial contra Senegal, Sánchez disse que o time se preparou psicologicamente para a possibilidade de uma eliminação precoce do torneio.

"Somos um país pequeno, o menor a sediar uma Copa do Mundo, e sabemos que podemos ser eliminados cedo, mas isso não significa o fim do projeto futebolístico", afirmou.

"Tenho certeza que o Qatar vai continuar seu projeto de manter um time forte, competir e se classificar para os próximos torneios", acrescentou.

Contra Senegal, Sánchez fez três alterações no time titular, incluindo a escalação do goleiro Meshaal Barsham.

Mais uma vez, os erros individuais destruíram as esperanças do time, que perdeu por 3 a 1. Pelo menos o Qatar marcou aos 78 min, quando o substituto Mohammed Muntari fez o primeiro gol de seu país em uma Copa do Mundo em sua estreia no torneio.

Mais tarde, quando a Holanda empatou por 1 a 1 com o Equador, foi o fim das esperanças do Qatar na Copa do Mundo. Eles têm uma partida restante contra os holandeses na terça-feira (29).

O Qatar tentará defender o título da Copa da Ásia quando sediar as finais, embora nenhuma data tenha sido definida para esse torneio ainda, depois que a China se retirou como anfitriã devido à situação da Covid-19 no país.

A questão permanece, porém, se é o fim do projeto de futebol do Qatar ou apenas o começo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.