Quase preso em campo em 2016, Valencia brilha pelo Equador na abertura da Copa

Atacante marca os gols da vitória da equipe sobre o anfitrião Qatar, em Al Khor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Al Khor

A abertura da Copa do Mundo tem se tornado partida de apenas uma equipe. Neste domingo (20), o Equador venceu com facilidade o Qatar por 2 a 0, no estádio Al Bayt, em Al Khor. O jogo marcou o início do primeiro mundial disputado no Oriente Médio.

Há quatro anos, o torneio na Rússia começou com goleada por 5 a 0 dos anfitriões sobre a Arábia Saudita. A tradição da competição era que o confronto inaugural envolvesse o campeão anterior. Isso mudou a partir de 2006, quando a Alemanha fez 4 a 2 na Costa Rica. O vencedor do Mundial anterior havia sido o Brasil.

Enner Valencia (número 13) comemora seu primeiro gol contra o Qatar, na abertura da Copa do Mundo de 2022
Enner Valencia (número 13) comemora seu primeiro gol contra o Qatar, na abertura da Copa do Mundo de 2022 - Karim Jaafab/AFP

Melhor para Enner Valencia, 33, que colocou seu nome na história. Chegou aos cinco gols em Copas e se tornou o maior artilheiro equatoriano na competição. Ele é remanescente do time eliminado na fase de grupos em 2014 —a equipe não se classificou para 2018.

Comemorar gols no Mundial de 2022 é uma mudança e tanto para o atacante que, há seis anos, durante as Eliminatórias, protagonizou uma das cenas mais inusitadas já vistas no futebol de seleções. Em partida contra o Chile, simulou uma contusão para ser retirado de maca e não acabar preso pelo não pagamento de pensão alimentícia. Foi levado para o vestiário perseguido por oficiais.

Valencia depois se queixaria do comportamento da ex-mulher e afirmaria que o processo era retaliação por ter pedido a guarda da filha. Parecia então que sua carreira com a camisa do Equador estava encerrada. Mas na abertura da Copa do Qatar ele foi o astro em campo.

Poderia ter feito mais gols, caso o VAR, operado por oito pessoas (entre encarregados pelo sistema, assistentes e reservas) não tivesse sinalizado impedimento aos dois minutos, quando o artilheiro completou de cabeça após falha do goleiro Al-Sheeb. O árbitro italiano Daniele Orsato confirmou a polêmica marcação da equipe de vídeo.

A controvérsia não atrapalhou o Equador por causa da fragilidade do Qatar. O time da casa criou apenas uma oportunidade, no final do primeiro tempo, cabeceio para fora por Almoez Ali. O jogo era tão tranquilo para os sul-americanos que sua torcida começou a puxar uma ola ainda antes do intervalo.

Até parte dos apoiadores do Qatar desistiu da equipe na etapa final. Os lugares vazios aumentaram após o intervalo, especialmente nas cadeiras centrais baixas, as mais caras. O setor que mais cantava pelos árabes, atrás de um dos gols, perdeu quase a metade do número de torcedores entre um tempo e outro.

Se o Qatar, como divulgado, tinha um plano para montar uma seleção forte para disputar a Copa de 2022, este falhou. Seu principal jogador, o atacante Akram Afif, pouco apareceu durante os 90 minutos. À beira do campo, o técnico espanhol Félix Sánchez não sabia o que fazer.

O Equador chegou a dar a bola para o rival, à espera da chance de contra-atacar, mas esta não veio porque os qatarianos não conseguiam trocar passes ou concatenar jogadas ofensivas.

Era tamanha facilidade que os equatorianos se acomodaram. Se forçassem o jogo, poderiam ter feito mais gols.

O resultado significou uma marca inédita. Jamais um país anfitrião havia perdido na estreia na Copa do Mundo. É a primeira participação do time no torneio, classificado apenas pela vaga automática dada ao país-sede.

Mas pelo menos serviu para a redenção de Valencia em jogos de Mundial depois de quase ter sido preso em 2016. Substituído a 15 minutos do fim, ele saiu mancando e aplaudido também por alguns torcedores adversários.

Holanda x Senegal

Com o triunfo na partida de abertura, os equatorianos lideram o Grupo A. Nesta segunda-feira (21), os outros dois integrantes da chave tentarão não ficar para trás.

Holanda, três vezes vice-campeã do mundo (1974, 1978 e 2010) e Senegal, que disputa apenas sua terceira Copa, tendo chegado às quartas de final na de 2002, duelam às 13h (de Brasília) no estádio Al Thumama, em Doha.

Uma das principais atrações da partida deixou de sê-la há alguns dias. O atacante senegalês Sadio Mané, do Bayern de Munique, que tinha machucado o joelho em jogo pelo clube alemão, não se recuperou e foi cortado.

Tayguara Ribeiro: Sem Mané, perde a Copa

Sem a presença dele, a Holanda, que já seria a favorita, amplia suas possibilidades de começar o Mundial ganhando e indo para o confronto contra o Equador, na segunda rodada, com os mesmo três pontos do adversário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.