Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Lula diz que não é hora de julgar escolha do Qatar como sede da Copa

Para presidente eleito, chegou a hora de o Brasil voltar a conquistar o torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa | AFP


O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que não é o momento de "julgar" a escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo. A competição começa neste domingo (20), com a partida entre os anfitriões e o Equador.

"Eu não sei qual foi o critério para o Qatar ser escolhido. De qualquer forma, não cabe a nós julgar o critério. Já foi escolhido, já está decidido", disse Lula em Lisboa após um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa.

Lula durante encontro com o premiê português, António Costa, nesta sexta (18)
Lula durante encontro com o premiê português, António Costa, nesta sexta (18) - Carlos Costa/AFP

"As seleções já estão convocadas, já estão treinando. O que queremos é que os jogadores joguem bem para dar um espetáculo para todos nós", completou o petista.

No plano esportivo, Lula afirmou acreditar "sinceramente" e "humildemente" que o Brasil ganhará a Copa do Mundo.

"Depois de 20 anos, chegou a vez de o Brasil voltar a ser campeão do mundo", disse ele, em entrevista ao lado do premiê português.

O Qatar é criticado pelo seu tratamento dispensado a trabalhadores migrantes —muitos dos quais construíram os estádios e a infraestrutura da Copa do Mundo—, à comunidade LGBTQIA+ —a homossexualidade é crime no país— e às mulheres.

O país se envolveu em nova polêmica na sexta (18), quando proibiu a venda de cerveja nos estádios da Copa do Mundo. A Budweiser, uma das patrocinadoras do evento, mostrou-se surpresa.

Ex-mandatário da Fifa, JoSeph Blatter disse no início deste mês que a escolha do país árabe como sede do evento foi um erro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.