Suíça aposta em força defensiva que ajudou a barrar a Itália da Copa

Equipe está no caminho do Brasil e acredita na possibilidade de ir às oitavas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Viralizou nas redes sociais em novembro de 2021 um vídeo do técnico Murat Yakin embalando chocolates suíços, famosos no mundo todo, para dar de presente a jogadores da Irlanda do Norte.

A brincadeira do treinador da Suíça era uma forma de agradecimento pela ajuda dos irlandeses na última rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo, quando eles conseguiram segurar um empate sem gols com a Itália.

Em duelo simultâneo, os suíços golearam a Bulgária por 4 a 0 e conquistaram a única vaga direta para o Mundial no Qatar, obrigando os italianos a disputarem os "playoffs" —fase em que a Itália acabou superada pela Macedônia do Norte e deu adeus a chance de voltar à Copa.

Murat Yakin, treinador da seleção da Suíça, está confiante para a Copa do Mundo
Murat Yakin, treinador da seleção da Suíça, está confiante para a Copa do Mundo - Fabrice COFFRINI - 27.set.22/AFP

A ajuda da Irlanda foi importante, mas a campanha dos suíços, sobretudo nos confrontos direto com a Itália, foi também determinante.

Em casa, o time de Yakin segurou um empate sem gols. Em território italiano, um novo empate, por 1 a 1. O gol de Di Lorenzo foi apenas o segundo sofrido pelos suíços no torneio. Até então, eles só haviam sido vazados na rodada de abertura, quando venceram a Bulgária por 3 a 1.

É bem verdade que faltou pouco para uma terceira bola chegar à rede do goleiro Sommer, quando o meia ítalo-brasileiro Jorginho desperdiçou um pênalti aos 43 minutos da etapa final da segunda partida entre os países, poderia ter dado a vaga aos italianos.

Mas o futebol não é feito de "se". No caso da Suíça, os resultados têm sido construídos com base em um sistema defensivo forte. Foi assim nas Eliminatórias, com dois gols sofridos em oito jogos, e já foi assim até mesmo durante uma Copa do Mundo.

Em 2006, no Mundial da Alemanha, os suíços se tornaram os únicos até hoje a avançar até a fase de mata-mata da Copa e se despedir do torneio sem sofrer nenhum gol. Na ocasião, passaram ilesos na fase de grupos, diante da França (0 a 0), de Togo (2 a 0) e da Coreia do Sul (2 a 0).

Já nas oitavas, depois de um empate sem gols contra a Ucrânia, só foram eliminados nos pênaltis.

Desde aquela edição, a Suíça sempre esteve presente nas Copas. E quase sempre avançou até as oitavas de final —menos em 2010, quando caiu na fase de grupos.

Ser sinônimo de um time com uma defesa estável e compacta parece ser uma obsessão dos suíços. De acordo com o goleiro Sommer, o técnico Murat Yakin costuma dar uma atenção especial ao setor.

"Ele dá muita ênfase às conversas cara a cara e um bom espírito de equipe. Ele também olha para a defesa do ponto de vista do zagueiro, o que eu acho que é valioso", diz o goleiro.

A Suíça vai compor o Grupo G da Copa do Mundo no Qatar com Brasil, Camarões e Sérvia. Será a terceira vez que a equipe estará no caminho brasileiro. E está invicta no confronto.

Em 1950, o duelo com a Suíça (2 a 2 no Pacaembu) foi o único que a seleção não venceu antes da derrota no jogo derradeiro para o Uruguai. Na Rússia, em 2018, pela fase de grupos, nova igualdade: 1 a 1.

Para dar trabalho novamente, Murat Yakin vai levar ao Qatar a base da seleção que disputou a Eurocopa de 2020. A mesma que eliminou nas oitavas de final a campeã do mundo França, nos pênaltis, após empatar por 3 a 3 um jogo em que perdia por 3 a 1.

O treinador completou recentemente um ano à frente da equipe. Ele resolveu manter o estilo de jogo do seu antecessor, Vladimir Petkovic, com uma variação entre o 4-3-3 e 4-2-3-1. A principal peça é Granit Xhaka, volante que também chega ao ataque para finalizar.

Para o jogador do Arsenal, além da manutenção do estilo com o qual os jogadores estão acostumados, o grande mérito de Yakin é a mentalidade que ele deu ao elenco.

"A intensidade diária é maior do que antes. Ele quer que nossa defesa seja mais compacta e sofra menos gols", disse. "Se você olhar para a nossa campanha de qualificação, fizemos tudo certo."

A expectativa agora é repetir isso na Copa do Mundo. "Claro que temos de passar primeiro pela fase de grupos. Depois disso, acho que tudo é possível", resumiu Xhaka.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.