Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Copa 'começa de verdade amanhã', diz técnico da Holanda sobre jogo contra Argentina

Van Gaal afirmou ainda que para conter Messi é preciso bloquear e fechar as linhas de passe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar) | AFP

O treinador da Holanda, Louis van Gaal, afirmou nesta quinta-feira (8) que a Copa do Mundo "começa de verdade" para a seleção no jogo das quartas de final contra a Argentina, nesta sexta (9).

"A competição começa de verdade para nós amanhã", disse.

"Não quero desmerecer a importância das outras equipes que já vencemos. Argentina e Brasil, que provavelmente enfrentaríamos nas semifinais, são diferentes das equipes da fase de grupos e das que enfrentamos nas oitavas de final", afirmou.

Louis van Gaal durante treino da Holanda, nesta quinta (8), em Doha
Louis van Gaal durante treino da Holanda, nesta quinta (8), em Doha - Ibraheem Al Omari/Reuters

Holanda e Argentina se enfrentaram pela última vez nas quartas de final do Mundial de 1998, quando os europeus avançaram para a semifinal graças a um gol de Dennis Bergkamp.

"O futebol já não é mais como era em 1998 ou 1978. Era mais aberto e agora não é. Essa é a realidade", disse Van Gaal, lembrando que "sempre é possível ter momentos decisivos, dos quais nos lembramos anos depois, como o gol de Bergkamp em 1998. Sempre nos lembraremos dele", acrescentou.

Para a partida de mata-mata no Qatar, a Argentina contará com Lionel Messi para tentar se vingar daquela eliminação histórica.

"Não vamos revelar nossas táticas [para conter Messi]. Mas não é difícil dar uma resposta, trata-se de bloquear e fechar as linhas de passe", disse o técnico, que se defendeu das críticas por jogar um futebol mais conservador.

"O futebol evolui e não podemos jogar o mesmo jogo ofensivo que há 20 anos. Fui criticado por dizer isso, mas o futebol evoluiu nesse sentido", afirmou.

"Não só defendemos. Pressionamos e empurramos."

Ao ser perguntado sobre Ángel Di María, que afirmou em 2021 que Van Gaal tinha sido um dos piores técnicos com quem já trabalhou, o holandês comentou que ele "é um jogador magnífico".

"Quando ele jogou no Manchester United, teve problemas pessoais, como um assalto [à sua casa]. Isso afetou o seu desempenho. Disse que sou um dos piores técnicos que já teve... É um dos poucos que disse isso sobre mim", afirmou Van Gaal.

"Normalmente é o contrário. É triste, mas é isso. O treinador às vezes tem que tomar decisões. Foi o mesmo com Memphis [Depay] e agora nos beijamos na boca", acrescentou, brincando ao lembrar que também treinou o jogador holandês na época em que esteve no comando do United, entre 2014 e 2016.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.