Copa do Mundo vive dia fora do eixo

Gigantes, Alemanha e Bélgica perderam vagas para os surpreendentes Japão e Marrocos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pequenas surpresas e zebras galopantes sempre fizeram parte da história das Copas. Mas o dia 1º de dezembro de 2022 ficará marcada como o dia da eliminação de dois gigantes europeus ainda na fase de grupos: Alemanha e Bélgica.

O dia será lembrado ainda como o da classificação da seleção de Marrocos em primeiro lugar em um grupo que tinha a vice-campeã (Croácia) e a terceira colocada de 2018 (Bélgica). Já o Japão superou a campeã Espanha (ficou com a segunda vaga) e a tetracampeã Alemanha.

Neuer ergue Musiala após gol sofrido pela Alemanha contra a Costa Rica
Neuer ergue Musiala após gol sofrido pela Alemanha contra a Costa Rica - Thaier Al-Sudani/Reuters

Por pouco a loucura não foi ainda maior. Por três minutos, após uma virada improvável, a Costa Rica ficou à frente da Alemanha no placar e estava também eliminando a Espanha. O metaverso da loucura versão Copa do Mundo, porém, durou apenas até os alemães recobrarem o domínio da partida.

Tetracampeã do mundo, a Alemanha estava no Grupo E, com a forte seleção espanhola e os pouco cotados Japão e Costa Rica. A lógica dizia que os europeus tinham amplo favoritismo e disputariam entre si o primeiro lugar.

Logo na primeira rodada, a Espanha emplacou uma impiedosa goleada de 7 a 0 na Costa Rica. Já a Alemanha saiu na frente contra o Japão, e tudo parecia bem até sofrer a virada no segundo tempo. Ao contrário do que aconteceu com a Argentina —que perdeu para a Arábia Saudita para se reabilitar contra México e Polônia—, o escorregão na estreia foi fatal para os germânicos.

Na segunda rodada, os japoneses fizeram o que parecia mais difícil, perderam de 1 a 0 para a Costa Rica. No duelo entre os europeus, empate por 1 a 1 em um bom jogo. Tudo indicava para um dia de tranquilas vitórias para os gigantes, mas os dois jogos foram dramáticos. A Alemanha levou sustos, tomou a virada, mas, no fim, conseguiu fazer sua parte e venceu a Costa Rica por 4 a 2.

Imagem colorida vista de cima mostra o jogador do Japão, Mitoma, tocando na bola com o pé esquerdo, em cima da linha de fundo. Ao lado dele, na direita, um outro jogador do Japão está esticado no chão. Logo atrás, o jogador da Espanha tenta interceptar a bola.
Mitoma evita que a bola saia completamente e toca para trás, no lance que originou o segundo gol do Japão na vitória sobre a Espanha, no estádio Khalifa - Giuseppe Cacace/AFP

No entanto, no outro jogo, os japoneses fizeram de novo. Assim como na estreia contra os alemães, foram amplamente dominados no primeiro tempo, tomaram o gol, mas mostraram perseverança para virar e repetir o 2 a 1.

O lance capital, que definiu a virada e o destino das quatro seleções na Copa, teve uma boa dose de drama. Antes de Mitoma cruzar para a Tanaka fazer o segundo gol, a bola rolou até quase sair do campo. Após análise do VAR, a arbitragem concluiu que o lance foi legal. Pela regra, a bola só é considerada fora de jogo se ultrapassar completamente a linha.

"Mesmo sabendo que fizemos nosso papel hoje, eu sinto que talvez a gente tenha perdido [a vaga] no jogo contra o Japão", analisou o meio-campista Gundogan, autor do gol de pênalti na estreia.

Com as duas vitórias, a seleção asiática fecha o grupo com 6 pontos, deixando para trás a Espanha, com 4 pontos, mesma pontuação da eliminada Alemanha.

"O mundo do futebol tremia diante de nós. Agora a Alemanha é apenas um anão do futebol", escreveu o diário Bild.

O Japão repetiu o feito de 2002, quando, na Copa em casa, liderou o grupo que tinha Bélgica, Rússia e Tunísia –caiu nas quartas para a Turquia.

Fim da geração belga

Poucas horas antes, a tão cantada geração belga ficou no empate sem gols contra a Croácia, pelo Grupo F. Era o confronto das duas seleções fortes da chave, e o resultado não teve nada de anormal.

Anormal foi a campanha belga até ali, com futebol apático mesmo na vitória contra o Canadá, por 1 a 0, na estreia. A ponto de o astro Kevin de Bruyne estranhar quando recebeu o prêmio de melhor jogador da partida. "Acho que foi só pelo meu nome", confessou depois do jogo.

Enquanto a panela de pressão explodia no vestiário belga, os marroquinos arrancavam para uma campanha histórica.

Com a nova vitória nesta quinta (1º), 2 a 1 contra o Canadá, os africanos foram a 7 pontos e ao primeiro lugar do grupo. A Croácia ficou em segundo, com 5 pontos. Belgas, com 4, se despediram do torneio.

Os resultados inesperados dos dois grupos tiraram a Espanha da frente do Brasil numa possível quartas de final —desde que a seleção de Tite se classifique em primeiro. Se passar pelas oitavas, os brasileiros enfrentam o vencedor de Japão x Croácia.

Voltando no tempo até 2002, ano da primeira Copa na Ásia, a primeira fase também foi recheada de resultados inesperados. Coreia do Sul, México e Japão se classificaram em primeiro lugar naquela ocasião, superando os mais badalados Portugal (que não tinha Cristiano Ronaldo, mas tinha Figo), Itália e Bélgica. Mas não tudo no mesmo dia.

Primeiro de dezembro de 2022, no Qatar, foi único.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.