Exército, hospital infantil e empresas destacam influência de Pelé em ações e ONGs; veja repercussão

Camisa 10 serviu nas Forças Armadas e contribuiu com organizações de apoio a causas sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Campinas

A fama de Pelé o tornou ídolo em diferentes setores da sociedade brasileira. Um deles, o de entidades e associações, e outro, de empresas e instituições, recordam cada qual como o Rei do Futebol se fez e se faz presente em suas ações.

Em 2020, o tricampeão mundial disse que ainda insistia em se envolver com boas causas, "seja com ONGs, instituições públicas ou com meus patrocinadores". "Isso é parte do meu legado e eu aplaudo outras lendas do futebol que tem seguido o mesmo caminho", afirmou.

O Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, lembrou do apoio oferecido pelo camisa 10 da seleção brasileira para ajudar no tratamento de jovens e crianças. A instituição conta com Flavia Arantes do Nascimento, filha do Rei, como conselheira consultiva.

"O legado do Pelé é eterno. Não apenas pelas 3 Copas do Mundo conquistadas. O legado do Pelé é eterno também por cada vida que ele ajudou o Pequeno Príncipe a transformar por meio do seu apoio ao maior hospital pediátrico do Brasil", diz publicação.

A ONU Brasil escreveu que Pelé foi embaixador da Boa Vontade da Rio-92. "Edson Arantes do Nascimento faleceu aos 82 anos como um dos maiores atletas de todos os tempos. No início dos anos de 1990, desempenhou, a convite da ONU, a função de embaixador da Boa Vontade da Conferência Rio92".

Até o Exército Brasileiro divulgou fotos de Pelé durante o período em que se alistou nas Forças Armadas.

Já o Instituto Reação, organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte fundado pelo ex-judoca Flávio Canto, escreveu que Pelé "foi um dos responsáveis pelo amor dos brasileiros ao futebol".

Na mesma linha, a Adidas Brasil agradeceu ao Rei do Futebol "por nos ensinar a amar o jogo".

O Movimento Verde Amarelo, responsável pela torcida oficial do paralímpico brasileiro, também homenageou o Rei.

"Morreu o Brasil hoje. Não é exagero ou nossa paixão pela Seleção. É o país mesmo. A definição do que entendemos por ser brasileiro, diante do mundo e de nós mesmos, deixa de existir junto com o Rei. Sempre se referirão a nós como Brasil, terra de PELÉ. Ele nos inventou como povo, diz publicação.

Já a CNI (Confederação Nacional da Indústria), relembrou as ações contra a pobreza promovidas por Pelé por meio da instituição The Pelé Foundation.

"A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, é uma perda irreparável não apenas para o futebol, mas para o esporte mundial como um todo.

Considerado o maior futebolista de todos os tempos, Pelé utilizou seu prestígio global para desenvolver e apoiar projetos de cunho social, como a The Pelé Foundation, instituição que atua em conjunto com ONGs de vários países que desenvolvem ações contra a pobreza, por meio de projetos educacionais voltados para jovens de baixa renda.

Outro exemplo nesse campo é o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba/PR, que desenvolve estudos com vistas à obtenção de avanços para diagnóstico e tratamento de enfermidades que afetam a saúde infantojuvenil.

Em nome da indústria brasileira, apresentamos nossas condolências a todos os familiares, amigos e admiradores, desejando que todos encontrem conforto espiritual neste momento de tanta dor e tristeza", disse Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

A Puma também divulgou uma foto de Pelé, com a frase "Forever O Rei".

A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) ressaltou o quanto o ídolo honrou a indústria têxtil e de confecção, pelo talento e raça com as camisas do Santos, da seleção brasileira e do Cosmos.

"Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos e um dos brasileiros e pessoas mais conhecidos em todo o mundo, é um exemplo para todos nós. Nos gramados, na vida e na luta contra a enfermidade, foi sempre um guerreiro, jamais desistiu e deu lições de coragem e dignidade.

Seu nome promoveu o Brasil e difundiu globalmente as principais virtudes de nosso povo. Ele também honrou a indústria têxtil e de confecção, com o suor digno de seu talento e raça nos uniformes do seu querido Santos e da Seleção Brasileira.

Nosso pesar aos familiares, amigos, à imensa torcida santista e a todos os brasileiros, que perdem o seu Rei do Futebol", disse Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit.

Em seu perfil no Instagram, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor relembrou a missa em Ação de Graças pelos 80 anos do maior jogador de todos os tempos, em 2020.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) lamentou a morte Pelé. "Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, terá o reinado eternizado não apenas na história do futebol brasileiro, mas também do futebol internacional.

Eleito Jogador do Século, em 2000, Pelé foi reconhecido como o maior futebolista de todos os tempos. Mineiro de Três Corações, Pelé ainda desempenhou o papel de ministro do Esporte do governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995.

Neste momento de dor, a Abert se une aos amigos e familiares de Pelé, com um agradecimento especial pela importância que este grande esportista teve para a história brasileira e mundial", afirmou Flávio Lara Resende, presidente da associação.

Fundada em 1962, a fundação que representa mais de 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país.

O CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) escreveu que Pelé é eterno, e relembrou o encontro do Rei com Oscar Niemeyer. "Foi um momento histórico que marcou a entrega de um projeto do arquiteto para o monumento que seria —mas não foi— construído em pátio do Museu Pelé", diz trecho da publicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.