Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Jornalista Grant Wahl morre durante partida de Argentina X Holanda no Qatar

Referência no jornalismo esportivo realizava sua oitava cobertura em Copas do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelotas (RS)

O jornalista esportivo Grant Wahl, que estava no Qatar realizando a cobertura da Copa do Mundo, morreu nesta sexta-feira (9) após passar mal durante a partida entre Holanda e Argentina. O norte-americano tinha 48 anos.

A morte foi confirmada pela federação de futebol dos Estados Unidos através de um post nas redes sociais. "Todos do futebol dos EUA estamos com o coração partido ao saber que perdemos Grant Wahl", disse a federação.

Selfie de homem branco usando boina
O jornalista esportivo Grant Wahl, que morreu no Qatar - Grant Wahl via Reuters

O repórter da ESPN, Francisco de Laurentiis, relatou em seu perfil no Twitter que estava nas tribunas da imprensa, perto de Wahl, quando o fato aconteceu. O mal súbito ocorreu durante a prorrogação do jogo em questão.

Não foram divulgadas mais informações a respeito da morte de Grant. Nos últimos dias ele teria tido um caso de bronquite, relatado pelo próprio durante sua participação em um podcast que foi publicado na última quinta (8). O jornalista revelou que estava com muitas tosses, assim como outros colegas.

BARRADO POR USAR CAMISA LGBTQIA+

Há algumas semanas, Grant Wahl foi barrado ao tentar entrar na partida de seu país por usar uma camisa com estampa de arco-íris, um dos símbolos LGBTQIA+.

"Um segurança se recusou a me deixar entrar no estádio para EUA x País de Gales. Você tem que trocar de camisa. Não é permitido", compartilhou em suas redes sociais.

O irmão de Grant, Eric Wahl, disse em vídeo publicado no Instagram, que desde então o jornalista vinha recebendo ameaças de morte. Ele acredita que o irmão possa ter sido assassinado.

NOTA DE PESAR DA FIFA

Neste sábado, a Fifa divulgou um pronunciamento de seu presidente, o suíço Gianni Infantino, prestando condolências à família e amigos do jornalista:

"É com incredulidade e imensa tristeza que fui informado sobre o falecimento do renomado jornalista esportivo Grant Wahl, enquanto cobria uma partida de quartas de final da Copa do Mundo Fifa, no Qatar."

"Alguns dias atrás, Grant foi premiado pela Fifa e pela AIPS (Associação Internacional de Imprensa Esportiva) por sua contribuição à cobertura em oito Copas do Mundo consecutivas, e sua carreira também contava com a participação em algumas Copas do Mundo Fifa de futebol feminino, como em outros eventos esportivos internacionais. Seu amor pelo futebol era imenso, e todos que acompanham o jogo sentirão falta de seu trabalho."

"Em nome da Fifa e da comunidade do futebol, expressamos nossas sinceras condolências a sua esposa Céline, sua família e seus amigos neste momento difícil."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.