Descrição de chapéu Futebol Internacional

Atacante galês Gareth Bale anuncia aposentadoria do futebol aos 33 anos

Jogador conquistou cinco vezes a Champions pelo Real Madrid e levou seu país à Copa no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

Aos 33 anos, o atacante galês Gareth Bale anunciou nesta segunda-feira (9) que pendurou as chuteiras depois de ter participado com a sua seleção da Copa do Mundo do Qatar. Os galeses foram eliminados na primeira fase do torneio.

"Depois de pensar cuidadosamente e com profundidade, anuncio minha aposentadoria imediata de clubes e do futebol internacional", escreveu em seus perfis nas redes sociais o agora ex-jogador. Ele defendeu Real Madrid e do Tottenham, entre outras equipes, e estava no Los Angeles FC, da liga norte-americana.

Bale disputou 17 temporadas como profissional. E venceu cinco vezes a Champions League, todas pelo Real Madrid, time pelo qual jogou de 2013 a 2022.

Gareth Bale comemora gol durante partida pela seleção do País de Gales na Copa do Mundo
Gareth Bale comemora gol durante partida pela seleção do País de Gales na Copa do Mundo - Nicolas Tucat - 21.nov.22/AFP

"Eu me sinto incrivelmente sortudo por ter realizado o meu sonho de praticar o esporte que amo e que me proporcionou alguns dos melhores momentos da minha vida", afirmou Bale. "Desde meu primeiro jogo pelo Southampton até o último pelo LA, tudo o que aconteceu moldou uma carreira da qual sinto imenso orgulho e gratidão", acrescentou.

O astro galês jogou 111 partidas por sua seleção. Chegou às semifinais da Eurocopa de 2016 e foi um dos responsáveis por classificar o país para a Copa no Qatar depois de 64 anos de ausência no maior palco do futebol.

A carreira dele, contudo, também foi prejudicada nos últimos anos por constantes problemas físicos, que o impediram de jogar regularmente pelo Real Madrid.

Durante sua passagem pela equipe espanhola formou com Cristiano Ronaldo e Karim Benzema o ataque que ficou conhecido como "BBC".

Mas, segundo ele, os dias mais bonitos foram vividos com a seleção galesa. Nascido em Cardiff, o jogador com mais jogos e mais gols marcados (41) pela equipe nacional escreveu uma carta aberta à "família galesa", na qual diz que encerrar a sua carreira pela seleção é "de longe a decisão mais difícil" da sua carreira.

"Minha jornada no cenário internacional não mudou apenas minha vida mas também a pessoa que sou. A oportunidade de ser galês e ser convocado para jogar, de ser o capitão do País de Gales, deu-me algo incomparável com o restante de coisas que experimentei", finalizou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.