Descrição de chapéu Pelé, o Edson

Reportagens da Folha registram que o armário de Pelé foi aberto em 1990

Santos diz que espaço está fechado desde 1974, mas o próprio Rei e seu filho Edinho o usaram depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante o velório de Pelé o presidente do Santos, Andres Rueda, disse que o armário usado pelo Rei na Vila Belmiro ficaria trancado. O jogador, que deixou o clube em 1974, teria o aferrolhado na época, levado a chave embora e deixado dentro um objeto não identificado.

"Dizem que foi para dar sorte ao Santos", afirmou o dirigente.

Mas o armário foi não apenas aberto como também usado depois do adeus do Rei.

"Este era o armário do meu pai. Eu usei quando cheguei ao Santos", lembrou Edinho, filho de Pelé, à Folha, em 2020, na Vila Belmiro.

0
O então jovem goleiro Edinho, aos 20 anos, posa ao lado do armário que herdara do pai famoso no estádio da Vila Belmiro - Luiz Carlos Murauskas - set.1990/Folhapress

Antes disso, em 2012, também em entrevista à Folha, o próprio Pelé declarou não entender de onde vem o mistério a respeito do armário. Disse ainda que "não tem nada de importante lá".

Duas reportagens publicadas pelo jornal em 1990 e seu acervo fotográfico comprovam que o espaço foi utilizado sem grande cerimônia.

A primeira dessas reportagens foi veiculada em 20 de setembro, quando Edinho, aos 20 anos, iniciava sua carreira no futebol, no Santos. O jovem goleiro, então único filho homem do Rei, posou para o repórter fotográfico Luiz Carlos Murauskas ao lado do armário e falou sobre seus planos no futebol.

Em uma das imagens, que não chegou a ser publicada pelo jornal, pode-se ver o armário aberto. Há em um patamar uma imagem de Nossa Senhora ao lado de um produto que parece ser um creme de barbear. Em outro nível há papéis, similares a revistas e jornais.

O texto destaca que o armário ficara fechado por 16 anos. Na chegada de Edinho, "já estava preparado, com a chave, uma camisa de goleiro e uma calça de agasalho para treinamento". "Eu senti muito orgulho. Para mim, ele é meu pai e também é o Pelé. Sou fã dele, como todo o mundo", afirmou o arqueiro.

Um mês depois, o próprio Pelé utilizou o armário, dividindo-o com o filho. Ele se preparava para o amistoso comemorativo de seus 50 anos, na Itália, onde a seleção brasileira enfrentaria um combinado de jogadores de outros países.

O Rei fez trabalhos físicos na Vila Belmiro e teve sua passagem registrada pela Folha. O jornal publicou apenas uma foto com pai e filho posados lado a lado. Mas o acervo tem imagem captada pelo repórter fotográfico Luiz Paulo Lima na qual Pelé concede entrevista no vestiário –vestido apenas com uma cueca, como era comum–, em frente ao armário aberto.

0
Pelé concede entrevista em frente a seu armário na Vila - Luiz Paulo Lima - 12.out.90/Folhapress

A reportagem consultou o Santos a respeito da fonte da informação de que o armário nunca teria sido aberto e a respeito do objeto que teria sido deixado nele pelo ex-jogador, mas não obteve resposta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.