Descrição de chapéu basquete

Seleção brasileira masculina bate os EUA e se garante no Mundial no basquete

Vitória por 83 a 76, em casa, manteve o Brasil como um dos países que nunca ficou de fora da Copa do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

O Brasil conquistou a vaga para a Copa do Mundo de Basquete de 2023 ao derrotar os Estados Unidos por 83 a 76, neste domingo (26), último dia das eliminatórias das Américas.

Com a vitória em Santa Cruz do Sul (RS), o quinteto de Gustavo Conti garantiu a seleção brasileira como um dos times que nunca ficou de fora de uma Copa do Mundo.

Os brasileiros levaram um dos cinco ingressos disponíveis para o continente antes do início do qualificatório. Canadá e Estados Unidos já tinham garantido as outras duas vagas para o Mundial, que será disputado no Japão, Indonésia e Filipinas.

Guilherme Santos durante vitória do Brasil em cima dos EUA, que valeu vaga no mundial - Diego Vara/Reuters

Donos da casa, os brasileiros venceram o primeiro quarto por 22 a 16, com nove dos 21 pontos de Bruno Caboclo, cestinha da noite, marcou no jogo.

Mas os americanos, que participaram sem as estrelas da NBA, diminuíram a diferença no segundo tempo (39 a 35) comandados pelo armador Langston Galloway, cestinha do time com 19 pontos.

O quinteto brasileiro soube levar vantagem nos dois quartos restantes, com o armador Yago Santos (17 pontos e oito assistências) sustentando o trabalho ofensivo de Caboclo.

Bruno Caboclo e Yago Santos celebram vitória sobre os EUA e vaga na Copa do Muno - Diego Vara/Reuters

Embora sem a pujança de outrora, que o levou a conquistar os Mundiais de 1959 e 1963, o Brasil conseguiu a classificação como um dos representantes do Grupo F, no qual também triunfaram Porto Rico, Estados Unidos e México.

Canadá, Venezuela e República Dominicana garantiram ingressos para o Grupo E. A Argentina ficou de fora.

A Copa do Mundo de Basquete será disputada entre 25 de agosto e 10 de setembro e será a segunda da história com 32 seleções.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.