Neymar será operado e não joga mais nesta temporada europeia

Atacante sofreu lesão no tornozelo direito em partida do Campeonato Francês; cirurgia será no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde que chegou ao Paris Saint-Germain em 2017, na mais cara transação da história do futebol, Neymar perdeu 86 partidas da equipe por causa de lesões, segundo levantamento diário francês Le Monde. Este número vai aumentar.

O atacante da seleção brasileira não joga mais na atual temporada da Europa devido a uma cirurgia no tornozelo direito. Ele deverá ficará afastado do futebol por até quatro meses, segundo informação divulgada pelo clube.

O jogador, hoje com 31 anos, foi comprado pelo PSG por 222 milhões de euros (R$ 1,22 bilhão em valores atuais).

Como o Campeonato Francês e a Champions League se encerram entre o fim de maio e o início de junho, ele não terá tempo para jogar nesses torneios.

Neymar fica caído no gramado após sofrer lesão no tornozelo pelo Campeonato Francês
Neymar fica caído no gramado após sofrer lesão no tornozelo pelo Campeonato Francês - Franck Fife-19.fev.23/AFP

Segundo o departamento médico do time, Neymar precisa da cirurgia para recuperar o ligamento e evitar que o problema se repita no futuro, o que pode acontecer se nenhuma providência for tomada.

"Neymar teve vários episódios de instabilidade do tornozelo direito nos últimos anos. Após sua última entorse contraída em 19 de fevereiro, a equipe médica do Paris Saint-Germain recomendou uma operação de reparação ligamentar, a fim de evitar um grande risco de recorrência", disse o PSG em nota.

A operação será feita em Doha, capital do Qatar. O PSG pertence ao fundo soberano do país, controlado pela família real.

Neymar torceu o tornozelo em partida contra o Lille, pelo Campeonato Francês. Ele teve problema parecido na Copa do Mundo do Qatar e não atuou diante da Suíça e Camarões, ainda na fase de grupos. Mesmo quando retornou, nas oitavas de final contra a Coreia do Sul, não estava em condições máximas.

Não foi o primeiro mundial em que ele teve problemas físicos. Já havia sofrido lesão na coluna durante as quartas de 2014, contra a Colômbia, o que o impediu de estar em campo na goleada de 7 a 1 feita pela Alemanha na semifinal. Mesmo que o Brasil fosse à final, ele não jogaria.

Quatro anos mais tarde, não chegou 100% ao torneio na Rússia porque ainda se recuperava de fratura no metatarso de um dedo do pé direto quando atuava pelo Paris Saint-Germain.

O atacante esteve no estádio Parque dos Príncipes no último sábado (4) para ver a vitória da sua equipe por 4 a 2 sobre o Nantes. Foi visto nos camarotes se deslocando com a ajuda de muletas, o que causou preocupação na torcida. O PSG lidera a liga nacional com oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Olympique de Marselha.

Neymar já estava descartado, de qualquer forma, do confronto de volta das oitavas de final da Champions League, contra o Bayern de Munique. O time francês vai à Alemanha na quarta-feira (8) precisando da virada, depois de ter perdido em casa por 1 a 0.

Não é raro ele ser desfalque em jogos decisivos da principal competição continental. Em 2018, fraturou o pé direito e ficou fora do segundo jogo das oitavas de final diante do Real Madrid. Foi a mesma lesão que o atrapalhou na preparação para a Copa do Mundo.

Não entrou em campo nos dois confrontos contra o Manchester United na mesma fase da Champions do ano seguinte. Em 2021, não pôde participar de partida contra o Barcelona por causa de dores na coxa esquerda.

O camisa 10 brasileiro foi contratado como a chave para fazer o clube ser campeão europeu, o que não aconteceu até agora. O mais perto que chegou do título foi em 2020, quando perdeu a final para o mesmo Bayern de Munique.

"Não é possível dizer que a ausência de Ney não é importante. Ele é um dos melhores assistentes do Campeonato Francês e sua ausência é muito prejudicial para nós", analisou o técnico Christophe Galtier.

Após a Copa do Mundo, encerrada em 18 de dezembro do ano passado, Neymar deu 11 passes para gols e anotou três vezes na liga nacional, fazendo parte da mais badalada e cara linha ofensiva do futebol mundial, ao lado de Lionel Messi e Kylian Mbappé.

Em sua conta no Instagram, ele postou uma imagem sua com mensagem prometendo voltar ainda mais forte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.