Descrição de chapéu Futebol Internacional Flamengo

Palmeiras e Flamengo estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025

Fifa detalhou os planos para o novo torneio, que terá 32 times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Conselho da Fifa decidiu nesta terça-feira (14) o formato do novo Mundial de Clubes, a ser disputado a partir de 2025 e depois disso, a cada quatro anos. Pelas normas determinadas, Flamengo e Palmeiras estão garantidos na primeira edição.

A resolução foi aprovada durante congresso da entidade, realizado em Kigali, em Ruanda.

Palmeiras comemora o título da Libertadores de 2021, em Montevidéu
Palmeiras comemora o título da Libertadores de 2021, em Montevidéu - Juan Mambromata-27.nov.21AFP

As Confederações com mais de quatro representantes terão os campeões continentais das quatro edições anteriores. Além de Palmeiras (campeão da Libertadores de 2021) e Flamengo (2022), os vencedores da Libertadores de 2023 e 2024 também estarão classificados para a nova competição.

A informação foi revelada pelo GloboEsporte.com e depois confirmada pela Fifa.

As equipes adicionais serão resolvidas por um ranking que englobe o mesmo período de quatro anos. A Conmebol terá direito a mandar seis clubes.

O maior número será da Uefa: 12. Pelos mesmos critérios, o Chelsea (ganhador da Champions League de 2021) e o Real Madrid (2022) estão garantidos.

As confederações com quatro vagas enviarão seus campeões continentais e as com menos lugares escolherão os times de melhor ranking entre os quatro últimos vencedores da mais importante competição local.

O país anfitrião também terá direito a ter um representante.

No caso do mesmo clube ganhar duas ou mais vezes a Libertadores ou Champions League, terá de ser elaborado um ranking com critérios esportivos para definir os outros classificados.

A Fifa determinou que o máximo permitido será de dois times de cada país, a não ser que um terceiro (ou quarto) também vença o principal torneio do continente entre 2021-2024. As últimas duas Libertadores tiveram finais exclusivamente brasileiras. Dos últimos 10 campeões, seis foram do país.

A última edição do Mundial no formato atual será referente à temporada atual, possivelmente disputada no final deste ano. Como as confederações pressionaram a Fifa para que exista uma competição intercontinental no próximo ano, a entidade vai realizar uma em que o campeão da Champions League jogue contra o vencedor de playoffs envolvendo times das outras confederações.

Veja o número de representantes de cada continente no novo Mundial de Clubes:

Europa: 12

América do Sul: 6

América do Norte, Central e Caribe: 4

África: 4

Ásia: 4

Oceania: 1

País-sede: 1

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.