Descrição de chapéu Futebol Internacional

Vinicius Junior: Anielle diz que acionou MP espanhol e que 'vai para cima' da La Liga

Jogador brasileiro foi vítima de cânticos racistas durante jogo do Real Madrid contra o Valencia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse nesta segunda-feira (22) que o governo brasileiro, em conjunto com o espanhol, acionou o Ministério Público do país europeu para que inicie uma investigação contra a La Liga, após o episódio de racismo contra o jogador Vinicius Júnior.

Anielle Franco ainda completou que "vai para cima" da liga espanhola, para que o caso envolvendo o brasileiro e todos os outros de racismo sejam apurados e penalizados. E acrescentou que o histórico da La Liga não é bom.

Também na manhã desta segunda, o governo brasileiro soltou uma nota repudiando os casos de racismo que o jogador vem sofrendo "reiteradamente". E apelou para autoridades espanholas, à federação espanhola e à Fifa para que tome providências.

"A gente soltou uma nota agora, com vários ministérios, uma nota do governo federal interministerial repudiando. A gente está assim, desde ontem, já estava antes, agora a gente vai para cima das autoridades notificar, oficializar, para que tenha uma resposta porque o histórico da La Liga não é um histórico bom, é um histórico bem racista."

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante cerimônia no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 31 mar. 2023/Folhapress

A ministra da Igualdade Racial ainda completou que conversou ainda no domingo (21) com a vice-presidente espanhola, Yolanda Díaz. E que acordaram em acionar o Ministério Público para que investigue a La Liga.

"Com o governo da Espanha, junto com a ministra da Igualdade, a ministra Irene [Montero], que tem dentro de seu ministério uma diretora negra, que é a Rita, a gente vai através do Ministério Público notificar para que seja investigada a La Liga e todos os casos. Não dá para ficar só na coisa do 'repudiamos, numa nota' sem ação concreta. Agora a gente vai para cima com o Ministério Público de lá para que eles sejam notificados e investigados. Que respondam pelos seus atos", completou.

A nota divulgada pelo governo brasileiro é assinada por cinco ministérios: Igualdade Racial, Relações Exteriores, Justiça, Esportes e Direitos Humanos. O texto repudia os casos de racismo e pede ação das autoridades, espanholas e relacionadas com o futebol.

"Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à Fifa, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis", afirma o texto.

"O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes", conclui.

Vinicius Júnior foi novamente alvo de cânticos racistas neste fim de semana, durante partida do Real Madrid contra o Valencia, pelo campeonato espanhol.

O atacante foi expulso neste domingo (21) depois de confusão iniciada após insultos racistas proferidos contra ele por torcedores do Valencia.

Imagens mostram o momento em que o jogador da seleção brasileira encara torcedores da equipe mandante próximos à linha de fundo. A situação provocou uma aglomeração entre atletas dos dois times e a partida foi interrompida por alguns instantes. Apenas o brasileiro foi expulso com interferência do VAR (árbitro assistente de vídeo).

Em mensagem nas redes sociais após o jogo, o atacante afirmou que o racismo "é normal" em La Liga e sinalizou que pode deixar a Espanha em decorrência desses episódios. Em nota, a organização informou ter requisitado as imagens para investigar "supostos insultos racistas direcionados a Vinicius Jr."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.