Brasil faz sua campanha mais decepcionante, e sonho de Marta acaba

Seleção decepciona, empata com a Jamaica e cai na fase de grupos do Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Marta, 37, jogando como meia. Marta na frente como atacante. Marta atuando na ponta. Marta tão na defesa que era quase uma volante.

As imagens de impotência da camisa 10 resumiram o fim do sonho brasileiro na Copa do Mundo feminina. A equipe empatou em 0 a 0 com a Jamaica na manhã desta quarta-feira (2), em Melbourne, na Austrália e foi eliminada na fase de grupos.

Marta durante a partida brasileria contra a Jamaica
Marta durante a partida brasileria contra a Jamaica - Asanka Brendon/Reuters

A desolação da camisa 10 aconteceu porque também foi o seu adeus com a camisa da seleção. A maior jogadora da história do país e eleita seis vezes a melhor do mundo já havia avisado que seria sua última Copa. Ela esperava que fosse algo memorável.

Foi, mas não pelos motivos certos. É a primeira vez que a eliminação acontece desde 1995.

O resultado fez com que o Brasil terminasse em terceiro no grupo F. França e Jamaica avançaram para as oitavas de final.

"Não foi a Copa que eu sonhava, mas é o começo. Queriam renovação e está tendo renovação. Eu termino aqui, mas elas continuam. Eu quero que as pessoas do nosso Brasil continuem com o mesmo entusiasmo que estavam tento quando começou a Copa. As coisas não acontecem do dia para a noite. O futebol feminino é um produto que dá prazer de assistir. A Marta acaba por aqui. Estou muito grata pela oportunidade que tive de jogar mais uma Copa e muito feliz com o que vem acontecendo. Para elas, é só o começo. Para mim, é o fim da linha", disse Marta após o jogo.

Antes de entrar em campo nesta quarta, a seleção havia goleado o Panamá por 4 a 0, o que gerou uma falsa sensação de favoritismo, e perdeu para a França por 2 a 1.

O Brasil dominou o primeiro tempo, mas apresentou o mesmo problema mostrado contra as francesas. A deficiência na troca de passes próximos à área da adversária e a excessiva lentidão no ataque. Isso facilitou para a Jamaica, que chegou à rodada decisiva sem ter sofrido gols nesta Copa do Mundo.

Se todos os olhos estavam sobre Marta, ela buscou corresponder, sendo a jogadora mais buscada pelas companheiras, com Debinha caindo mais pela direita. Duas vezes a camisa 10 tentou finalizar nos primeiros 45 minutos, mas sem perigo, por estar cercada de marcadoras.

As melhores opções eram os avanços de Antônia e, principalmente, Tamires pelas laterais. Ela foi protagonista do lance mais perigoso brasileiro no primeiro tempo, com um chute de primeira aos 39.

Para tentar dar maior poder de fogo para a equipe, Pia Sundhage colocou a atacante Bia Zaneratto no lugar da meia Ary Borges no intervalo.

Como precisava do empate, a estratégia da Jamaica era se defender e esporadicamente fazer lançamentos longos para a atacante Khadika Shaw, do Manchester City-ING.

Com a França vencendo com facilidade o Panamá (acabaria goleando por 6 a 3) depois de levar um susto e um gol no primeiro minuto, o Brasil precisava marcar. E quanto mais o tempo passava no segundo tempo, mais a seleção se enervava em campo. Com isso, jogava ainda pior, com mais erros de passes, apesar de continuar a controlar a posse de bola.

Marta, impotente, pouco era acionada e começou a cada vez mais recuar para buscar a bola e fazer o que fez várias vezes no passado: criar, do nada, um gol salvador.

Ela se despede na única partida desta Copa do Mundo em que foi titular. Havia jogado 15 minutos contra o Panamá e 14 diante da França.

Maior artilheira da história dos Mundiais (masculino e feminino), com 17 gols, ela fez 122 em 189 partidas pela seleção. Dá adeus com títulos da Copa América (2003, 2010 e 2018) e medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2003 e 2007.

O Mundial foi o torneio, apesar do recorde de gols, que mais a maltratou. Foi vice em 2007 e perdeu pênalti na final diante da Alemanha. Em 2019, reclamou da falta de comprometimento de algumas jogadoras após a derrota nas oitavas contra a França. Foi prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

A 10 minutos do fim, exaurida, ela foi substituída por Andressa.

Do banco, ela não podia fazer nada que não fosse torcer, seu ato final em Copas do Mundo e a despedida do Brasil do torneio na Austrália e Nova Zelândia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.