Polícia de Santos apura queixa de importunação sexual contra Falcão

Funcionária do prédio onde ele mora deu queixa na polícia nesta sexta (4); OUTRO LADO: ex-jogador diz que 'não aconteceu' e anuncia sua saída do clube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Civil de Santos investiga uma denúncia de importunação sexual recebida contra o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, 69, que era até esta sexta-feira (4) coordenador de futebol do Santos.

Um boletim de ocorrência foi registrado também na sexta, na Delegacia da Mulher, em Santos, litoral de São Paulo.

Falcão foi procurado duas vezes pela reportagem por telefone, mas não atendeu às ligações. Ele também não respondeu mensagem de WhatsApp enviada pela Folha. À noite, publicou nota negando o crime e anunciado sua saída do clube alvinegro.

O Santos também foi procurado, mas não se posicionou até a publicação desta reportagem. Apenas confirmou em nota a saída do dirigente.

Em depoimento à Folha, a autora da denúncia, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou que o ex-jogador e hoje dirigente passou o órgão sexual pelo braço dela.

Paulo Roberto Falcão fala ao microfone; ao fundo, aparecem quadros com fotos de antigos jogadores
Paulo Roberto Falcão vinha trabalhando no Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Segundo ela, a importunação ocorreu em duas ocasiões. A primeira, na quarta (2), ela descreveu como "leve". A moça disse ter achado estranho, mas acreditou que poderia não ter havido maldade. Da segunda vez, de acordo com ela, não houve dúvidas. Ela contou que sua reação foi ter se afastado bruscamente. Ele, relatou a mulher virou as costas e foi embora.

A denunciante é funcionária do prédio onde Falcão mora, no bairro da Aparecida. Ela afirmou que, há algum tempo, o ex-jogador lhe disse estar "precisando muito de uma massagem".

Segundo a denunciante, Falcão viu a existência de câmeras no local e fez uma brincadeira com isso.

A delegada Mariana Máximo Ramos expediu ofício para que o responsável pelo prédio apresente as imagens dos equipamentos.

Acompanhada da advogada Pâmela Mendes, a funcionária afirmou à reportagem que o espaço dos funcionários tem uma bancada para evitar acesso dos moradores. Nas duas vezes, o ex-jogador teria dado a volta para se aproximar.

O crime de importunação sexual é punido com pena de um a cinco anos de prisão. Tipificado em 2018, é definido como prática de ato libidinoso contra alguém sem o consentimento dessa pessoa, com o objetivo de satisfazer o próprio desejo ou o de terceiros.

Um dos maiores jogadores de sua geração, Falcão fez parte da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986. Tricampeão brasileiro pelo Internacional (1975, 1976 e 1979), foi apelidado de Rei de Roma, por ter levado a Roma ao título italiano em 1982.

Falcão chegou ao Santos neste ano para o cargo de coordenador e vinha sofrendo pressão de torcedores e conselheiros por causa da má campanha da equipe em campo. O time está próximo da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e, neste sábado (5), receberá o Athletico Paranaense.

Confira a nota de Falcão na íntegra

"Em respeito à torcida do Santos Futebol Clube, pelos recentes protestos diante do desempenho do time em campo, decidi deixar o cargo de coordenador esportivo nesta data. Meu sentimento, em primeiro lugar, é defender a imagem da instituição. Sobre a acusação feita nesta sexta-feira, que recebi com surpresa pela mídia, afirmo que não aconteceu."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.