São Paulo controla Flamengo no Rio e abre vantagem na decisão da Copa do Brasil

Time tricolor vence fora de casa e fica perto de um título que jamais conquistou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo deu um passo importante, na tarde de domingo (17), na tentativa de conquistar a Copa do Brasil pela primeira vez. A equipe tricolor controlou o Flamengo na maior parte do jogo de ida da decisão, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e saiu na frente: 1 a 0, placar definido em cabeceio do atacante argentino Calleri.

A formação dirigida por Dorival Júnior se mostrou muito mais coesa e mais bem organizada do que o grupo comandado por Jorge Sampaoli. Os visitantes tiveram clara superioridade no primeiro tempo e souberam aproveitar o espaço oferecido pelo adversário. Na etapa final, mais cansados, adotaram estratégia conservadora e tiveram marcação eficiente.

O campeão será conhecido no próximo domingo (24), no Morumbi, em São Paulo. A equipe paulista jogará com a vantagem do empate para levantar o troféu. A agremiação carioca terá de vencer por ao menos dois gols de diferença ou triunfar por um gol e tentar a sorte na disputa por pênaltis.

Calleri festeja após pôr a bola na rede do Flamengo de cabeça - Eduardo Anizelli/Folhapress

O primeiro tempo apresentou um desenho claro. Não era difícil perceber que um time era bem mais organizado do que o outro. Com calma, mesmo diante de um Maracanã lotado, o São Paulo controlava a bola e chegava com alguma facilidade pelo lado esquerdo, onde Caio Paulista e Rodrigo Nestor faziam boa parceria.

O Flamengo mostrava fragilidade no setor, já que Gabigol, escalado pela direita no ataque, não acompanhava Caio. Foi por ali que surgiu o primeiro lance de perigo da partida. Nestor recebeu de Caio e cruzou para Calleri. Nessa tentativa, Matheus Cunha fez a defesa. Mais tarde, não teria o mesmo sucesso.

A formação rubro-negra apostava em um forte trio de ataque, com Gabigol ao lado de Pedro e Bruno Henrique. Mas faltava quem os municiasse, e o time tinha dificuldade para manter a bola. Até o intervalo, houve apenas duas boas chegadas, com participação importante de Gerson, porém nenhuma finalização.

Os visitantes eram mais perigosos. E insistiam pela esquerda, onde encontravam muito espaço. Aos 40 minutos, Nestor chutou dali, Calleri e Wellington Rato ficaram perto de alcançar a bola no segundo pau. Aos 46, de novo, Nestor recebeu de Caio e cruzou com liberdade. Ayrton Lucas caiu, Matheus Cunha ficou no caminho. Calleri cabeceou na rede.

Jorge Sampaoli nem esperou o intervalo para ir ao vestiário. Em seguida, substituiu Victor Hugo por Everton Ribeiro, o que aumentou bastante a criatividade do Flamengo. Mudou bastante o panorama do jogo. O São Paulo perdeu o controle da bola e, claramente desgastado, preferiu adotar estratégia defensiva.

Na maior parte do tempo, o time demonstrou segurança. Dorival sacou os jogadores mais cansados, como Rodrigo Nestor e Alisson. Sampaoli buscou alternativas como Everton Cebolinha. Foram poucos os lances de maior perigo, nos quais falharam Bruno Henrique e Everton na preparação para a conclusão.

Os torcedores rubro-negros –havia mais de 67 mil espectadores no Maracanã– deixaram o estádio frustrados, com vaias aos jogadores e xingamentos ao presidente Rodolfo Landim. Eles tiveram início quando foi anunciada a renda do jogo, superior a R$ 26 milhões, graças a preços elevadíssimos.

Jogadores do Flamengo tiveram dificuldade e ouviram vaias - Eduardo Anizelli/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.