Descrição de chapéu futebol americano

Comitê Olímpico confirma críquete, 'flag football' e outros três esportes nos Jogos de 2028

Modalidades serão disputadas nos Jogos de Los Angeles, nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sudipto Ganguly Karolos Grohmann
Mumbai | Reuters

O COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou nesta segunda-feira (16) a inclusão do críquete, 'flag football' (futebol americano de bandeira), lacrosse, squash e beisebol-softbol no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Na sexta-feira (13), o Comitê Olímpico já havia anunciado a intenção de incluir as cinco modalidades nas Olimpíadas de 2028, faltando a ratificação que veio após a reunião dos dirigentes nesta segunda-feira.

O críquete, modalidade mais popular na Índia, que atualmente sedia a Copa do Mundo, vai voltar ao programa. Ele fez uma única aparição nas Olimpíadas em 1900, na edição de Paris.

Atleta do Sri Lanka durante disputa do Campeonato Mundial de críquete, na Índia - Tauseef Mustafa/AFP

As entidades que organizam torneios de críquete celebraram o retorno da modalidade às Olimpíadas e disseram esperar que não seja uma aparição única.

Foram necessários dois anos de intensa negociação para a inclusão do jogo, que possui 2,5 bilhões de fãs em todo o mundo e é considerado uma religião no subcontinente indiano –onde a resposta em relação às Olimpíadas é, na melhor das hipóteses, morna.

O anúncio foi feito em Mumbai, sede da liga mais rica de críquete. "Estamos emocionados que a inclusão do críquete nos Jogos Olímpicos tenha sido confirmada hoje", disse o presidente do Conselho Internacional de Críquete (ICC), Greg Barclay, em comunicado.

Cada cidade-sede, de acordo com as regras do COI, pode solicitar a inclusão de vários esportes para a edição dos Jogos que receberão.

O beisebol já foi apresentado em várias edições anteriores dos Jogos, a primeira delas em Barcelona-1992. O esporte voltou ao programa olímpico em Tóquio-2020, depois de ter sido deixado de fora em 2012 e 2016, mas não fará parte dos Jogos de Paris em 2024.

Entre os demais esportes inclusos no programa dos Jogos de 2028, o squash é um dos mais populares no Brasil. A modalidade guarda alguma semelhança com o tênis, com os jogadores se posicionando contra uma parede com raquetes para rebater as bolas.

Já o lacrosse é um jogo semelhante ao hóquei na grama, mas com bastões que têm uma rede na ponta, enquanto o flag-football é uma espécie de futebol americano sem contato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.