Descrição de chapéu Folhajus Futebol Internacional

Vinicius Jr. presta depoimento sobre caso de racismo em Valência

Clube espanhol solicita que atacante retifique seu depoimento por ter generalizado e chamado todos no estádio de racistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

O atacante brasileiro Vinicius Junior prestou depoimento nesta quinta-feira (5) sobre o caso em que foi vítima de insultos racistas envolvendo torcedores do Valencia. Em seguida, o clube espanhol solicitou que o atleta retifique sua "suposta declaração" de que teria se sentido ofendido.

De acordo com a imprensa local, que cita fontes próximas ao caso, Vinicius Jr. declarou à juíza que se sentiu "ofendido" pelos insultos que recebeu no estádio Mestalla e confirmou que as agressões ocorreram "por causa de sua cor de pele", acrescentaram estes meios.

O atleta testemunhou de um tribunal de Madri, sendo a audiência por videoconferência, segundo apurou a agência AFP.

Cercado por seguranças e jornalistas, atacante Vinicius Junior deixa o tribunal de Madri (ESP), onde testemunhou sobre o caso de racismo que sofreu no jogo contra o Valencia
Atacante Vinicius Junior deixa o tribunal de Madri (ESP), onde testemunhou sobre o caso de racismo que sofreu no jogo contra o Valencia - Pierre-Philippe Marcou/AFP

Após sua declaração a portas fechadas, o jogador deixou o local sem falar com os jornalistas que o esperavam do lado de fora do edifício.

"Perante a informação publicada sobre a suposta declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinicius Jr., afirmando que todo o estádio Mestalla lhe proferiu insultos racistas", o Valencia "deseja manifestar sua surpresa, rejeição e indignação", afirmou o clube em um comunicado.

De acordo com esta equipe espanhola, "não se pode chamar os torcedores valencianos de racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua suposta declaração nesta manhã", afirmou o time.

A agremiação esportiva ainda retomou uma declaração do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, para afirmar que "em nenhum caso se pode generalizar o comportamento de todo o estádio de Mestalla" no dia do ocorrido, em 21 de maio.

Após o jogo em questão, Ancelotti disse que "nunca tinha visto um estádio inteiro proferindo insultos racistas". Dois dias depois, se pronunciou declarando que não se referia às "46 mil pessoas [presentes no estádio], refiro-me a um grupo que 'se comportou muito mal'".

O atacante do Real Madrid foi alvo de insultos racistas na partida contra o Valencia em 21 de maio, que terminou com a derrota dos merengues por 1 a 0.

O jogo foi paralisado por vários minutos, e o jogador confrontou alguns dos supostos autores, os quais apontou na arquibancada.

"Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é normal em LaLiga. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas", disse ele em suas redes sociais após o ocorrido.

'Sou forte'

"Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas", acrescentou o atleta.

Como resultado, o tribunal número 10 de Valencia abriu uma investigação por um suposto crime de ódio, após denúncias do Ministério Público espanhol e de LaLiga.

Três jovens estão sendo investigados como supostos autores dos insultos racistas, os quais admitiram ante a juíza que realizaram os gestos, mas negaram que tiveram motivação de ódio, ou racista, contra o jogador.

Um deles foi apontado pelo próprio Vinícius durante o jogo no estádio de Mestalla. Os outros foram identificados pela polícia através de imagens de câmeras no local.

O Valencia declarou, por sua vez, que "é plenamente consciente da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar nem no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas", acrescentou.

"Este tema exige o envolvimento de todos e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações", concluiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.