Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países, incluindo Uruguai, Argentina e Paraguai

Edição que marcará os cem anos do torneio terá formato inédito, com jogos em três continentes; sedes serão Marrocos, Espanha e Portugal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniela Desantis Rohith Nair
Assunção (Paraguai) e Bengaluru (Índia) | Reuters

Marrocos, Espanha e Portugal foram anunciados pela Fifa como as sedes da Copa do Mundo de 2030. Em um formato inédito, porém, haverá jogos na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

A candidatura conjunta de marroquinos, espanhóis e portugueses era a única que disputava o direito de sediar o torneio.

"O Conselho da Fifa concordou por unanimidade que a candidatura única de Marrocos, Portugal e Espanha sediará o evento em 2030 e [suas seleções] se classificarão automaticamente a partir da atribuição de vagas existente", afirmou a Fifa em um comunicado.

"Além disso, tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo da Fifa [no Uruguai], o Conselho da Fifa concordou por unanimidade em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu, bem como três jogos no Uruguai, na Argentina e no Paraguai", diz a nota.

Imagem aérea do estádio Centenário, no Uruguai, que deve receber a abertura da Copa do Mundo de 2030 - Nicolás Celaya - 17.jun.21/Xinhua

"Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo", disse o presidente da entidade, Gianni Infantino.

O cartola disse que a primeira dessas três partidas será disputada no Estádio Centenário de Montevidéu, onde ocorreu a primeira Copa do Mundo em 1930 –vencida pela seleção da casa.

"Em 2030, a Copa unirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro a se juntar à celebração do belo jogo", afirmou a Fifa em nota.

A Espanha recebe o direito de sediar o torneio semanas após o ex-presidente da federação local, Luis Rubiales, ter sido obrigado a renunciar por suposto assédio sexual na Copa do Mundo Feminina.

O rei Mohammed VI, do Marrocos, disse ter recebido com satisfação a decisão da Fifa. A nação africana surpreendeu o mundo no Qatar no ano passado, quando chegou às semifinais.

A Fifa também afirmou que a Copa do Mundo de 2034 será realizada na região da Ásia ou Oceania, com associações membros desses territórios convidadas a concorrer para sediar o torneio.

A Arábia Saudita já anunciou que vai se candidatar.

Mais cedo, nesta quarta, o anúncio da participação da América do Sul no torneio de 2030 já havia sido antecipado pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

"A Copa do Mundo Centenária 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão as partidas de abertura do #MundialCentenario!", escreveu Domínguez na rede social X, sem dar mais explicações.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse que a partida de abertura do torneio será no estádio Centenário, em Montevidéu, onde aconteceu a primeira Copa do Mundo da história, em 1930.

"100 anos depois, o Uruguai e o nosso Centenário estarão no centro das atenções do mundo para vivenciar a abertura do #MundialCentenario 2030. Este reconhecimento faz justiça aos pioneiros que construíram a história do futebol!", afirmou ele, também no X.

Por sua vez, a Associação de Futebol Argentino (AFA) disse que a seleção do país, campeã mundial em 2022, "disputará o primeiro jogo da fase de grupos do Mundial de 2030 em casa e com o seu povo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.