Casagrande recorda 'jogo duríssimo' e faixa icônica da Democracia Corinthiana

Ex-jogador lembra pancadas de Darío Pereyra e ajuda de jornalista da Folha para definir mensagem histórica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Agora que passaram as dores nas pernas, Casagrande só tem boas recordações de 14 de dezembro de 1983. Foi nesse dia que o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista, há 40 anos, em empate por 1 a 1 com o São Paulo, e alcançou o ápice esportivo do movimento Democracia Corinthiana com o então importantíssimo bi estadual.

Em troca de posição com o meia Sócrates –uma estratégia de Jorge Vieira diante da marcação individual no Doutor–, o atacante tocou bastante na bola no irregular gramado do Morumbi, péssimo para os padrões de hoje. Não estava fácil executar os domínios, e a partida teve muitos choques e faltas duras.

"Foi um jogo duríssimo", resumiu à Folha o ex-jogador, que sofreu a mais dura dessas faltas. Aos 32 minutos do segundo tempo, levou um pontapé na canela em jogada desleal do zagueiro uruguaio Darío Pereyra, com quem vinha se estranhando. O beque foi expulso pelo árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia, e Casagrande precisou ser substituído, saindo de maca.

Casagrande, ainda com dor, celebra o título com Sócrates - Jorge Araújo - 14.dez.83/Folhapress

A decisão, àquela altura, estava indefinida, com o placar zerado. Derrotado por 1 a 0 no primeiro duelo, o São Paulo tinha de vencer para forçar um terceiro confronto. Sócrates, nos acréscimos, recebeu de Zenon e definiu o campeão, com invasão de campo. Tirados os invasores, o rival empatou, no último lance, em cabeceio de Marcão, mas o título já era alvinegro.

Nenhum desses lances é tão lembrado quanto a entrada em campo do Corinthians, um time que tinha votações internas para decidir questões como horários de treinos e até a contratação de atletas. Os jogadores exibiram uma faixa com a frase "ganhar ou perder, mas sempre com democracia", confeccionada às pressas.

"Na hora do almoço, veio na minha cabeça que precisávamos fazer algo mais forte pela democracia à noite", disse Casagrande, reconstruindo aquela quarta-feira. "Foi quando procurei o Adilson [Monteiro Alves, diretor de futebol], e ele me disse que seria difícil, estava em cima da hora. Então, falei: ‘Vamos fazer uma faixa’. E um jornalista da Folha estava ao lado e deu a ideia da frase."

O Corinthians estava concentrado no antigo hotel Hilton, na avenida Ipiranga, no centro de São Paulo. Acompanhava o time o repórter Luiz Fernando Rodriguez, que, no jornal do dia seguinte, detalhou a preparação alvinegra para a final. Relatou reclamações de Leão com jornalistas, a marcação cerrada do técnico Jorge Vieira contra o jogo de baralho. E a conversa sobre a faixa.

Faixa exibida por jogadores do Corinthians antes da final do Campeonato Paulista de 1983, na época da Democracia Corinthiana
O Corinthians e a marcante entrada em campo na final de 1983 - Reprodução

De acordo com o texto, Casagrande sugeriu inicialmente que a equipe atuasse com a camisa usada em partidas anteriores, com a inscrição "Democracia Corinthiana". Até hoje se produzem réplicas do icônico modelo, porém o Conselho Nacional de Desportos havia vetado que os atletas continuassem vestindo-o em campo.

O Brasil vivia um processo de abertura política, mas ainda estava em um regime de ditadura militar. O Corinthians abraçava a democracia e colhia resultados esportivos, porém sofria duras críticas nas derrotas, com questionamentos à liberdade oferecida aos jogadores. Até a torcida chegou a exibir uma faixa com a frase: "Democracia sim, bagunça não".

"Nós passamos o ano inteiro tomando pancada por causa da defesa da democracia, dos nossos princípios de trabalho. Agora que chegamos à final, está na hora de mostrar que foi pela democracia que chegamos a isso", afirmou Adilson, segundo o relato de Luiz Fernando Rodriguez.

"E se entrássemos com uma faixa falando do Natal, da Democracia, juntando as duas coisas?", sugeriu Casagrande. "É que Natal é coisa meio elitista, Casa. Vamos sair pela democracia, sem o Natal", respondeu Adilson.

O texto de Rodriguez, então, tem sequência em primeira pessoa.

"‘Por que não a faixa dizendo vencer ou perder, mas sempre com Democracia’ – sugiro eu. ‘Pois é isso aí’ – concordam Adilson e Casagrande."

"Depois, Casagrande pensa em cortar o cabelo, vê que está chovendo, desiste e vai para seu quarto ‘ver o filme do Jerry Lewis’ – ‘O Rei do Circo’, com Dean Martin, feito em 1954."

Folha de S.Paulo de 15 de dezembro de 1983 relatava a conquista do Corinthians, bicampeão paulista com seu time da Democracia Corinthiana
O Corinthians levou a melhor sobre o São Paulo - Reprodução - 15.dez.83/Folha de S.Paulo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.