Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Palmeiras vence o Fluminense e é virtual campeão brasileiro

Jogando em casa, alviverde chegou aos 69 pontos e tem ótimo saldo de gols

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vai ser muito difícil algum dos concorrentes diretos tirar o bicampeonato seguido do Palmeiras, o seu 12° título nacional.

Com a vitória sobre o Fluminense por 1 a 0 no Allianz Parque, pela penúltima rodada do torneio, a equipe alviverde chegou aos 69 pontos e praticamente botou as mãos na taça do Brasileiro-2024.

  • Veja aqui como está a classificação do Brasileiro 2023.
Breno Lopes chuta para marcar gol do Palmeiras - Amanda Perobelli/Reuters

A pontuação ainda pode ser alcançada por Atlético-MG e Flamengo que podem também chegar às mesmas 20 vitórias que o Palmeiras atingiu neste domingo (3). O improvável é que um dos dois consiga alcançar o saldo de gols palmeirense: 31. O Atlético-MG tem saldo de 23 gols, o Flamengo, 15.

De concreto mesmo, o que a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense determinou foi a exclusão do Grêmio da lista de possíveis campeões. A equipe gaúcha, que venceu o Vasco em Porto Alegre por 1 a 0, chegou aos 65 pontos e pode chegar no máximo a 68.

Breno Lopes comemora seu gol - Amanda Perobelli/Reuters

A decepção mesmo, já um tanto anunciada há algumas rodadas, ficou por conta do Botafogo. O alvinegro carioca precisava vencer o Cruzeiro em casa para ainda poder sonhar, mesmo remotamente, com o título. Mas o empate em 0 a 0, além de enterrar o sonho do título, tirou por enquanto o time da classificação direta à Libertadores.

Num Allianz Parque lotado, o Fluminense começou bem o jogo e chegou a ter duas oportunidades de gol, mas a partir da metade do primeiro tempo os donos da casa foram crescendo e se impuseram.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, Zé Rafael deu um passe em profundidade para Breno Lopes, que venceu o zagueiro tricolor na corrida e bateu de pé esquerdo para vencer o goleiro Fábio.

A equipe teve dois gols anulados no primeiro tempo. Um aos 16 minutos, por toque de mão na bola de Endrick antes de Breno Lopes marcar, e outro aos 40, quando a bola saiu pela linha de fundo antes de Marcos Rocha cruzar para novamente Breno Lopes marcar.

O Palmeiras continuou melhor no segundo tempo. E então a situação do Fluminense se complicou com a expulsão do lateral direito Justen, aos 8 minutos.

Mayke (Palmeiras) e John Kennedy em disputa na partida - Amanda Perobelli/Reuters

Flamengo

No Maracanã, o Flamengo bateu o Cuiabá por 2 a 1 e chegou aos mesmos 66 pontos que tem o Atlético-MG.

Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, Luiz Araújo abriu o marcador para o rubro-negro em chute de dentro da área. Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 48, Pedro ampliou, marcando de cabeça.

Aos 33 minutos do segundo tempo, Clayson, de pênalti, diminuiu para o Cuiabá.

A partida no Maracanã marcou a despedida de Felipe Luís da equipe carioca.

Lance de Flamengo x Cuiabá, no Maracanã - Pilar Olivares/Reuters

Botafogo

No estádio Nilton Santos (Engenhão), o Botafogo, um dos que ainda poderiam, matematicamente, tirar o título do Palmeiras caso vencesse suas duas últimas partidas, recebeu o Cruzeiro e fez apenas um ponto. Ficou no empate de 0 a 0.

Rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, os times que tentam escapar de ser companhia para América-MG, Coritiba e Goiás na Série B em 2024 fizeram suas partidas fora de casa. E se deram mal.

Apenas o Cruzeiro pontuou, ao empatar com o Botafogo em 0 a 0.

O Bahia, jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte contra o último colocado da tabela, o América-MG, perdeu por 3 a 2 e continua no Z4.

O Vasco foi a Porto Alegre enfrentar o Grêmio e perdeu por 1 a 0. Antes da partida, o clube e a torcida gremista fizeram várias homenagens a Luis Suárez, que fez neste domingo sua última partida na Arena. E para coroar a festa, o uruguaio marcou o gol da equipe, no primeiro minuto do segundo tempo. Suárez fará sua última partida pelo tricolor gaúcho na quarta-feira (6), no Maracanã, contra o Fluminense.

O cruz-maltino manteve os 42 pontos e ainda corre risco de rebaixamento, pois pode ser ultrapassado pelo Bahia, que tem 41 pontos.

O Santos visitou o Athletico-PR em Curitiba e também não pontuou. A derrota por 3 a 0 ainda deixa o time com risco de cair. A equipe tem 43 pontos.

Com as derrotas dos três concorrentes diretos, o Cruzeiro e o Corinthians se mantiveram na Série A no ano que vem, já que não pode mais ser alcançados pelo Bahia.

Torcida do Grêmio abre bandeira com imagem de Luis Suárez na Arena - Silvio Avila/AFP
Erramos: o texto foi alterado

Versão inicial deste texto dizia que o Bahia estava no G4. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.