Descrição de chapéu Eurocopa

Jude Bellingham, do Real Madrid, vira meme no Brasil ao ser comparado com tamanduá

Promessa do futebol europeu atingiu pico de buscas no país por conta do 'belligol'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A nova estrela do futebol europeu da vez é o jogador britânico Jude Bellingham, de 20 anos, meio-campista do Real Madrid. No Brasil, ele também se tornou uma sensação, mas foi graças ao meme "belligol", referência a forma como ele comemora seus gols –inflando o peito e abrindo os braços.

Dados do Google Trends mostram que nos últimos cinco anos, o pico de interesse de buscas pelo jogador não foi durante sua perfomance na Copa do Mundo, mas sim entre 29 de outubro e 4 de novembro, período em que viralizou o meme.

Embora seja uma marca registrada de Bellingham, aqui esse gesto foi comparado à postura defensiva de um tamanduá quando se sente acuado ou ameaçado. O animal estica as patas dianteiras e fica em pé.

Montagem de Jude Bellingham comemorando um gol com os braços abertos; o gesto ficou conhecido como o meme do 'belligol' e foi comparado à posição defensiva de um tamanduá - Pierre-Philippe Marcou / AFP / Divulgação/ Corpo de Bombeiros

O meme tem até uma trilha sonora específica, que é a voz de Rogério Vaughan, responsável por narrar o momento que originou o termo "belligol".

"Belligol, belligol, Bellingham. É ele! Gol do Real Madrid, do iluminado, do Bellingham, mas pode chamá-lo de belligol. O início avassalador da La Liga. É o quinto gol dele em quatro jogos", disse Vaughan durante o jogo da La Liga do Real Madrid contra o Getafe, transmitido na ESPN em setembro.

No TikTok, a hashtag #belligol acumula 470 milhões de visualizações, e na plataforma há vários vídeos usando a narração para qualquer forma que esteja nessa mesma posição, seja em vídeos de animais ou objetos. O Real Madrid também entrou na brincadeira e publicou um vídeo de um tamanduá se defendendo de dois cachorros que seriam a La Liga e a La Champions.

Para além do meme, quem é Jude Bellingham?

O talento para o futebol vem de família, já que seu irmão mais novo Jobe Bellingham, 18, é meia-atacante do Sunderland, e seu pai, Mark, também já foi jogador de futebol.

Jude começou sua carreira no Birmingham, em 2019, e um ano depois assinou com o clube alemão Borussia Dortmund por um valor de 30 milhões de euros (R$ 160 milhões), tornando-se o jogador de 17 anos mais caro da história do futebol.

Em junho, o Borussia Dortmund anunciou que Jude estava de partida para o Real Madrid. O time merengue desembolsou 103 milhões de euros (R$ 543 milhões).

Ele teve seu primeiro gol internacional na Copa do Mundo de 2023 e abriu o placar para Inglaterra contra o Irã.

Aos 20 anos, ele já ostenta conquistas como ser o jogador mais jovem a jogar pelo time principal em Birmingham ou o jogador mais jovem a iniciar uma partida do campeonato aos 16 anos e 63 dias.

Além disso, em menos de um mês, ganhou dois prêmios neste ano: o Troféu Kopa, concedido pela France Football ao melhor atleta com menos de 21 anos, e o Golden Boy, destinado ao melhor jogador sub-21 da Europa. As conquistas dentro de campo também incluem 13 gols em 14 partidas.

Para Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM, Bellingham é o grande nome da nova geração do futebol europeu que, segundo ele, está passando mais por saídas de jogadores para clubes de outros países do que chegadas e precisa de um novo protagonista.

"Há um esforço considerável por parte do futebol europeu na reconstrução de novas referências, que agora estão bastante centradas em Mbappé. Seja o clube ou a Liga Nacional ou Internacional, [tem a tarefa] de construir juntos quem serão os novos ídolos. Muitos partiram para a Arábia Saudita em busca de ganhos financeiros", diz Martinho.

Segundo Marina Izidro, colunista da Folha, que já cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions, Bellingham é um jogador versátil, se expressa de maneira articulada nas entrevistas e lida bem tanto com a pressão dentro quanto fora das quatro linhas.

Izidro, que vive em Londres, diz que a mídia inglesa expressa grande admiração por Bellingham, elencando inúmeros elogios a ele. Isso se deve ao fato de que a a seleção inglesa ainda carece de um título muito importante.

"O único título que os homens da Inglaterra conseguiram foi a Copa do Mundo de 1966, quando quase ninguém atualmente era nascido. Desde então, não conquistaram mais nada. O time chegou a final da última Euro, mas perdeu nos pênaltis. Os ingleses estão sedentos por alguém que possa contribuir para essa nova conquista", afirma Izidro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.